Mapeamento da produção científica em Educação Musical no
Palavras-chave:
Educação musical, pesquisa em música, políticas públicas em Educação Musical.Resumo
A delimitação do campo de Educação Musical como área de conhecimento tem grande importância e recebeu contribuições de Kramer (2000-1999). Este autor influenciou diversos outros pesquisadores em estudos epistemológicos acerca da Educação Musical. Dentre estes autores, Souza (2005) revela que os estudos sobre a área partem de dois paradigmas; um que a defende como área independente e autônoma de conhecimento, e outro que a defende como uma área de conhecimento atrelada a diversas outras que vão constituir e auxiliar no entendimento da Educação Musical. O paradigma adotado nesta pesquisa é o segundo. A partir desta concepção interdisciplinar e dos diversos pesquisadores brasileiros e estrangeiros que mostram a importância dos estudos que delimitam e definem a educação musical, este projeto objetiva investigar a produção científica em Educação Musical no Brasil nos últimos dez anos, mapeando-a em suas temáticas, identificando as metodologias e referenciais que a embasam e investigando também seus impactos no Brasil. A investigação enfoca os últimos dez anos de produção, pois em 2006 foi quando tomou início projeto de lei que obriga o ensino da música no Ensino Básico e que se consolidou na Lei Federal nº 11.769/2008. A pesquisa ocorrerá por meio da análise de dados pesquisados via Internet. A coleta de dados via Internet será feita com o método colocado por Koch (1996) e a análise de dados ocorrerá nos moldes propostos por Moraes. Pretende-se, com esta pesquisa, contribuir com a Educação Musical no Brasil.