Olhares sobre mim e o mundo

Autores

  • Ana Lúcia Pereira Ferreira de Quadros

Palavras-chave:

Retrato, autorretrato, construção coletiva, tecnologia.

Resumo

Este trabalho relata uma experiência em artes visuais realizada com os alunos, dos primeiros semestres dos cursos técnicos em Agropecuária e Informática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense do Campus Bagé, tendo como foco temático a produção de retrato e autorretrato em diferentes suportes e meios. O objetivo do trabalho foi buscar uma experiência coletiva sensível, promovendo o conhecimento, aproximação, socialização e integração dos indivíduos através de desenho, fotografia e do uso de tecnologias. Foi discutido e problematizado o conceito de retrato e autorretrato em diferentes momentos da História da Arte, a construção coletiva, o resgate cultural e o uso de novas tecnologias na produção de arte contemporânea. Com o auxílio da câmera digital e de programas de edição de imagem, amplamente utilizado pelos alunos, foi construído um discurso visual coletivo centrado na temática abordada e fundamentado com a produção de texto. Esse contato significativo e reflexivo com a própria imagem, a possibilidade de alterar sua visualidade de diferentes formas e meios, o resgate de memórias e histórias pessoais somado ao fazer coletivo em sala de aula, possibilitou uma reflexão sobre o conhecimento de si mesmo e do mundo ao qual fazem parte. Este trabalho relata uma experiência em artes visuais realizada com os alunos, dos primeiros semestres dos cursos técnicos em Agropecuária e Informática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense do Campus Bagé, tendo como foco temático a produção de retrato e autorretrato em diferentes suportes e meios. O objetivo do trabalho foi buscar uma experiência coletiva sensível, promovendo o conhecimento, aproximação, socialização e integração dos indivíduos através de desenho, fotografia e do uso de tecnologias. Foi discutido e problematizado o conceito de retrato e autorretrato em diferentes momentos da História da Arte, a construção coletiva, o resgate cultural e o uso de novas tecnologias na produção de arte contemporânea. Com o auxílio da câmera digital e de programas de edição de imagem, amplamente utilizado pelos alunos, foi construído um discurso visual coletivo centrado na temática abordada e fundamentado com a produção de texto. Esse contato significativo e reflexivo com a própria imagem, a possibilidade de alterar sua visualidade de diferentes formas e meios, o resgate de memórias e histórias pessoais somado ao fazer coletivo em sala de aula, possibilitou uma reflexão sobre o conhecimento de si mesmo e do mundo ao qual fazem parte.

Downloads

Publicado

2016-10-06

Como Citar

Quadros, A. L. P. F. de. (2016). Olhares sobre mim e o mundo. 28ºSeminário Nacional De Arte E Educação E 9ºEncontro De Pesquisa Em Arte - ISSN 2359-6120(online), (25), P. 02 – 09. Recuperado de https://seer.fundarte.rs.gov.br/index.php/Anaissem/article/view/349

Edição

Seção

Mesa Temática 1 - A função da Arte na Escola de Educação Básica (Pesquisa Concluída)

Artigos Semelhantes

<< < 1 2 3 4 5 6 7 8 9 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.