Desafios da inclusão educacional: sobre saberes e práticas pedagógicas

Autores

  • Morgana Domênica Hattge UNIVATES
  • Viviane Klaus Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS

Palavras-chave:

Pedagogia, saber pedagógico, processos inclusivos.

Resumo

O presente texto busca, inicialmente, problematizar os processos inclusivos que se estabelecem nos ambientes educativos, com o objetivo de compreender os sentidos que a inclusão escolar assume no cenário educacional contemporâneo. Ao analisar-se uma série de pesquisas que têm como foco a produção do anormal a partir dos diagnósticos e tratamentos clínicos e psicológicos, percebe-se um silenciamento da Pedagogia, que se submete ao saber clínico ou da área psi e acaba por não cumprir sua função na produção de práticas pedagógicas que atendam às necessidades específicas dos sujeitos. Desse modo, é fundamental refletirmos sobre as relações que se estabelecem entre esses diferentes saberes e seus efeitos nos espaços educativos. Este texto é um convite à reflexão sobre os desafios da Pedagogia na construção de processos mais inclusivos na área educacional.

Downloads

Publicado

2012-10-04

Como Citar

Hattge, M. D., & Klaus, V. (2012). Desafios da inclusão educacional: sobre saberes e práticas pedagógicas. 28ºSeminário Nacional De Arte E Educação E 9ºEncontro De Pesquisa Em Arte - ISSN 2359-6120(online), (23), P. 76–91. Recuperado de https://seer.fundarte.rs.gov.br/index.php/Anaissem/article/view/45

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.