100 anos de Lupicínio: reinventando sua música em sala de aula

Autores

  • Cristina Cabral Fernández Centro Universitário Metodista – IPA
  • Luciano Santini Romero Centro Universitário Metodista – IPA
  • Morena Bauler Chagas Centro Universitário Metodista – IPA

Palavras-chave:

Música, educação, ensino médio.

Resumo

O presente relato de experiência aborda atividades realizadas durante o mês de agosto de 2014, por três graduandos em licenciatura em música, bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), com cinco turmas de ensino médio, durante estágio de docência colaborativa em uma escola estadual normal de ensino médio de Porto Alegre/RS, que não oferece a disciplina de música em seu currículo. O tema das práticas educativas foi Lupicínio Rodrigues, sua vida e obra. Foram elaborados planos de aula que incluíssem atividades teóricas e práticas envolvendo a temática. O objetivo do projeto visou uma compreensão plena da importância histórica do músico, da vivência de sua música e do conhecimento do contexto social de sua época, através de atividades expositivas, de apreciação, de execução e de criação. Ao final do projeto, as turmas rearranjaram e apresentaram uma obra desse compositor, adicionando a este trabalho pelo menos dois elementos criativos e próprios de cada grupo. Os desafios de ensinar música inserida na disciplina de artes na contemporaneidade são abundantes nesse ambiente em que se insere o projeto apresentado. Sob esse aspecto, as atividades tiveram como principal intenção abrir caminhos para que os alunos experimentassem a música dentro da sala de aula, muitas vezes sendo este seu primeiro contato formal com esta, ampliando a experiência musical de todos.

Downloads

Como Citar

Fernández, C. C., Romero, L. S., & Chagas, M. B. (2014). 100 anos de Lupicínio: reinventando sua música em sala de aula. 28ºSeminário Nacional De Arte E Educação E 9ºEncontro De Pesquisa Em Arte - ISSN 2359-6120(online), (24), P. 248–251. Recuperado de https://seer.fundarte.rs.gov.br/index.php/Anaissem/article/view/193

Edição

Seção

Eixo Temático 2 - O lugar da arte na escola: dificuldades e conquistas (Relato de Experiência)

Artigos Semelhantes

<< < 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.