Teoria e prática como caixa de ferramentas: para pensar desusos no ensino de artes visuais

Autores

  • Daniela da Cruz Schneider Universidade Federal de Pelotas - UFPEL
  • Priscila Monteiro Chaves Universidade Federal de Pelotas - UFPEL

Palavras-chave:

Ensino de arte, teoria e prática, filosofia da diferença.

Resumo

O presente trabalho tem por finalidade discutir a relação de imanência entre teoria e prática, deslocando tal problematização para o campo do ensino das artes visuais. O estudo vem se desenvolvendo através de pesquisa teórico-bibliográfica, utilizando-se de referencial pós-estruturalista no campo educacional, sobre tudo do arcabouço conceitual do filósofo Gilles Deleuze. O texto estrutura-se em dois eixos: o primeiro trata da teoria educacional como possível caixa de ferramentas, a partir de uma perspectiva deleuziana; o segundo, busca na potência do roubo, do roubo teórico, a possibilidade de criação de novas teorias, que desencadeiam em produção de diferença na prática pedagógica.

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Como Citar

Schneider, D. da C., & Chaves, P. M. (2014). Teoria e prática como caixa de ferramentas: para pensar desusos no ensino de artes visuais. 28ºSeminário Nacional De Arte E Educação E 9ºEncontro De Pesquisa Em Arte - ISSN 2359-6120(online), (24), P. 242–247. Recuperado de https://seer.fundarte.rs.gov.br/index.php/Anaissem/article/view/192

Edição

Seção

Eixo Temático 2 - O lugar da arte na escola: dificuldades e conquistas (Pesquisa em Andamento)

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