Teoria crítica da sociedade e ensino da arte: os aspectos semiformativos da prática

Autores

  • Priscila Monteiro Chaves Universidade Federal de Pelotas - UFPEL
  • Daniela da Cruz Schneider Universidade Federal de Pelotas - UFPEL

Palavras-chave:

Ensino de arte, teoria crítica, semiformação.

Resumo

Fundamentando-se nas críticas contundentes de Theodor Adorno e Walter Benjamin, a presente proposta visa a contrapor as principais carências da prática pedagógica do Ensino da Arte com as teorias de ambos filósofos, com enfoque na influência da Indústria Cultural, da semiformação e do louvor aos bens culturais já consagrados pela critica, que apresentam uma leitura pré-estabelecida e experiências já institucionalizadas, que são herdadas a cada novo ano. Utiliza-se como metodologia a pesquisa bibliográfica, de cunho filosófico, e busca concluir que a perversa engrenagem a que faz parte o Ensino da Arte no contexto escolar não propicia uma participação política, em virtude dos impasses advindos das influências da Indústria Cultural e de uma relação positivista de educação que superestima um cânone pré-estabelecido, o que castra a fantasia e oportunidade de uma formação cultural calcada na experiência do sujeito com a Arte.

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Como Citar

Chaves, P. M., & Schneider, D. da C. (2014). Teoria crítica da sociedade e ensino da arte: os aspectos semiformativos da prática. 28ºSeminário Nacional De Arte E Educação E 9ºEncontro De Pesquisa Em Arte - ISSN 2359-6120(online), (24), P. 236–241. Recuperado de https://seer.fundarte.rs.gov.br/index.php/Anaissem/article/view/191

Edição

Seção

Eixo Temático 2 - O lugar da arte na escola: dificuldades e conquistas (Pesquisa em Andamento)

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