Táticas de uma professora pedagoga para desenvolver práticas artísticas na sala de aula

Autores

  • Rita Patricia Caceres de Laforet Universidade Federal de Pelotas - UFPEL
  • Eduarda Gonçalves Universidade Federal de Pelotas - UFPEL

Palavras-chave:

Táticas, ensino das artes, Ensino Fundamental.

Resumo

O presente artigo discorre sobre as táticas para desenvolver atividades artísticas durante as aulas ministradas no segundo ano do ensino fundamental. Assim como, revela algumas reflexões sobre a importância de envolver o estudo das disciplinas de Matemática, História e Geografia, Ciências e Língua Portuguesa com a linguagem da arte. O meu interesse em pensar e refletir sobre esta área está atrelado à minha história pessoal, às minhas vivências docentes e o interesse pela cultura artística, como educadora, formada em pedagogia e atuando há mais de 20 anos na educação infantil. Acredito que a linguagem da arte, além de auxiliar na autonomia corporal, no saber sensível e expressivo, é impulsionadora de uma aprendizagem cognitiva prazerosa e inventiva, visto que a criança aprende através da significação que vai dar às suas vivências e as mais distintas experiências. As ações voltadas às linguagens artísticas propiciam a interação entre a razão e a sensação. Uma educação integral do ser humano deve levar em conta que somos constituídos pelas faculdades sensíveis e intelectivas.  A inserção da criança no mundo das letras-letramento deve levar em conta esta formação integral. Eu acredito que as artes visuais podem alargar o modo como nos percebemos e o modo como percebermos o mundo. Podemos olhar de muitos pontos de vista. Isso pode ser proporcionado às crianças na escola, através de vivencias as mais distintas que são evidenciadas pela arte.

Downloads

Como Citar

Laforet, R. P. C. de, & Gonçalves, E. (2014). Táticas de uma professora pedagoga para desenvolver práticas artísticas na sala de aula. 28ºSeminário Nacional De Arte E Educação E 9ºEncontro De Pesquisa Em Arte - ISSN 2359-6120(online), (24), P. 185–191. Recuperado de https://seer.fundarte.rs.gov.br/index.php/Anaissem/article/view/184

Edição

Seção

Eixo Temático 2 - O lugar da arte na escola: dificuldades e conquistas (Pesquisa Concluída)

Artigos Semelhantes

<< < 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.