O Brasil nas cores de Tarsila do Amaral: uma proposta de experiência estética na infância

Autores

  • Marcos Antonio dos Santos

Palavras-chave:

Tarsila do Amaral, infância, experiência estética.

Resumo

A presente experiência deu-se nas aulas de Artes em turmas da Educação Infantil e dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental em duas escolas da rede pública de ensino com crianças de 5 a 9 anos de idade. Móbiles, jogos pedagógicos e reproduções de obras da artista aguçaram a curiosidade própria das crianças e possibilitaram aulas interessantes, com conteúdo e conhecimento de arte ao permitir o protagonismo e a interação dos alunos. Implementar práticas que superassem as “releituras com cara de cópias” tão populares de obras da artista, utilizar materiais alternativos e estabelecer diálogos entre as linguagens artísticas constituíram alguns dos desafios a uma efetiva educação estética, provocativa, atrativa, lúdica, significativa e com a cara, as formas e as cores do Brasil de Tarsila do Amaral.

Downloads

Como Citar

Santos, M. A. dos. (2014). O Brasil nas cores de Tarsila do Amaral: uma proposta de experiência estética na infância. 28ºSeminário Nacional De Arte E Educação E 9ºEncontro De Pesquisa Em Arte - ISSN 2359-6120(online), (24), P. 271–273. Recuperado de https://seer.fundarte.rs.gov.br/index.php/Anaissem/article/view/198

Edição

Seção

Eixo Temático 2 - O lugar da arte na escola: dificuldades e conquistas (Relato de Experiência)

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.