“A Arte de Ler”: um projeto de leitura no Vale do Caí envolvendo pesquisa e extensão

Autores

  • Daiane Coutinho de Almeida Universidade Estadual do Rio Grande do Sul - UERGS
  • Syara Loise Vale Ferreira Universidade Estadual do Rio Grande do Sul - UERGS
  • Cristina Rolim Wolffenbüttel Universidade Estadual do Rio Grande do Sul - UERGS

Palavras-chave:

Projeto de leitura, projeto de pesquisa e extensão, grupo de pesquisa “Arte, criação, interdisciplinaridade e educação” (CNPq/Uergs).

Resumo

Este trabalho apresenta o projeto de pesquisa e extensão que se encontra em andamento. Faz parte das ações do Grupo de Pesquisa “Arte: criação, interdisciplinaridade e educação” da Uergs (CNPq), tendo sido contemplado nos editais PROEX 01-2014 e PROPPG/PROEX 06-2014. Partiu das seguintes questões de pesquisa: Quais são os índices de leitura de estudantes dos cursos de licenciatura em artes: artes visuais, dança, música e teatro? Quais os tipos de literatura que estes estudantes costumam utilizar? Quais são os escritores montenegrinos? Esta pesquisa objetiva investigar índices de leitura de estudantes dos cursos de licenciatura em artes da Uergs, bem como quais são os escritores da região do Vale do Caí. Para sua realização estruturou-se uma metodologia fundamentada na abordagem qualiquantitativa, utilizando dois métodos. Para coleta dos dados relativos aos índices de leitura, utilizar-se-á aplicação de questionários auto-administrados. Para a coleta dos dados sobre os escritores montenegrinos será realizado um estudo de caso, tendo como técnicas de coleta dos dados a realização de entrevistas com estudiosos e conhecedores do assunto, bem como pesquisa bibliográfica e documental. Por fim, a análise dos dados será realizada com base na análise de conteúdo, procurando-se transversalizar os dados obtidos. A partir dos dados coletados e preliminarmente analisados, entende-se que este projeto possa contribuir com o conhecimento em relação aos índices de leitura por parte de estudantes de artes, os escritores, bem como subsidiar estudos e possíveis projetos e políticas públicas de ampliação da leitura.

Downloads

Como Citar

Almeida, D. C. de, Ferreira, S. L. V., & Wolffenbüttel, C. R. (2014). “A Arte de Ler”: um projeto de leitura no Vale do Caí envolvendo pesquisa e extensão. 28ºSeminário Nacional De Arte E Educação E 9ºEncontro De Pesquisa Em Arte - ISSN 2359-6120(online), (24), P. 24–32. Recuperado de https://seer.fundarte.rs.gov.br/index.php/Anaissem/article/view/159

Edição

Seção

Eixo Temático 1 - O diálogo entre as artes e as outras áreas do conhecimento (Pesquisa em Andamento)

Artigos Semelhantes

<< < 32 33 34 35 36 37 38 39 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 4 5 6 7 8 > >>