O livro Infantil de arte como mediador entre a obra de arte e a criança

Autores

  • Letícia Britto Universidade Federal de Pelotas – UFPEL

Palavras-chave:

Pré-escola, arte contemporânea, literatura.

Resumo

O presente trabalho trata-se de um recorte da dissertação apresentada ao curso de Mestrado em Artes Visuais da Universidade Federal de Pelotas, orientada pela profa. Dra. Renata Azevedo Requião, cujo título original é, “Oficinas de Arte Contemporânea para Crianças de Pré-Escola: A Experiência Estética e o Lúdico na Infância”, sobre o ensino de Arte Contemporânea na pré-escola, buscando descobrir alternativas para a formação pré-escolar, relacionado-a a experiências estéticas e lúdicas, capazes de provocar a ampliação do interesse da criança pela arte. Sendo assim, foram desenvolvidas oito (8) oficinas de Artes Visuais, durante os meses de março e abril de 2013, em uma turma de pré-escola, de uma escola pública de Pelotas. As oficinas foram relacionadas às várias expressões das Artes Visuais Contemporâneas, e tiveram como foco as obras de artistas brasileiros ou que produziram no Brasil. Para a produção e desenvolvimento das oficinas, destaca-se a utilização de uma coleção de livros paradidáticos de arte contemporânea, voltados para as crianças, trata-se da coleção “Arte à Primeira Vista” de Valquíria Prates e Renata Sant’Anna (2009), que serviram como mediadores entre a obra dos artistas apresentados e as crianças participantes das oficinas, é este diálogo entre a arte e a literatura que apresento no presente trabalho, por meio de uma análise dos livros utilizados nas oficinas e de sua influência no conhecimento e fruição das obras dos artistas, por parte das crianças.

Downloads

Como Citar

Britto, L. (2014). O livro Infantil de arte como mediador entre a obra de arte e a criança. 28ºSeminário Nacional De Arte E Educação E 9ºEncontro De Pesquisa Em Arte - ISSN 2359-6120(online), (24), P. 10–23. Recuperado de https://seer.fundarte.rs.gov.br/index.php/Anaissem/article/view/157

Edição

Seção

Eixo Temático 1 - O diálogo entre as artes e as outras áreas do conhecimento (Pesquisa Concluída)

Artigos Semelhantes

<< < 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.