Características e possibilidades na gestão da Escola Municipal de Artes de São Leopoldo

Autores

  • Melina Pafiadache da Rocha Silva Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS

Palavras-chave:

Gestão escolar, ensino, artes.

Resumo

O presente trabalho trata-se de uma pesquisa acerca da gestão de uma escola de artes, tendo como foco a Escola Municipal de Artes Pequeno Príncipe, situada na cidade de São Leopoldo – RS. Justifica-se a escolha da mesma pelo fato de que nela é desenvolvido um trabalho específico na disciplina de Arte, dentro das modalidades de Dança, Música, Teatro e Artes Visuais. As aulas são ministradas por professores qualificados nas áreas específicas e concursados da rede municipal de ensino. Conta com uma equipe gestora formada por diretora e supervisora. Atende mais de trezentos alunos a partir dos quatro anos de idade, de escolas públicas e particulares do município. O espaço de funcionamento é diferenciado das demais escolas do município, contando com salas, equipamentos e necessidades diferentes das encontradas nas escolas regulares. Também são diferenciadas as propostas pedagógicas, o processo administrativo, dentre diversos outros aspectos, devido à natureza do trabalho desenvolvido. Na realização da pesquisa, foi feito um levantamento bibliográfico sobre a gestão escolar e do ensino através da arte, bem como um estudo de documentos da escola, dentre eles o Projeto Político Pedagógico e o Regimento Escolar. Para a pesquisa se tornar mais completa, foram aplicados questionários com a equipe diretiva e o corpo docente da escola, a fim de verificar as características da escola, da sua gestão, dos profissionais que nela atuam e do processo didático-pedagógico desenvolvido na instituição. Através desta pesquisa, pôde-se identificar as características e as possibilidades da gestão escolar referentes à Escola estudada.

Downloads

Publicado

2012-10-04

Como Citar

Silva, M. P. da R. (2012). Características e possibilidades na gestão da Escola Municipal de Artes de São Leopoldo. 28ºSeminário Nacional De Arte E Educação E 9ºEncontro De Pesquisa Em Arte - ISSN 2359-6120(online), (23), P. 398–409. Recuperado de https://seer.fundarte.rs.gov.br/index.php/Anaissem/article/view/111

Edição

Seção

Comunicações e Relatos - Vida, Escola e Sociedade: As Interações Possíveis

Artigos Semelhantes

<< < 29 30 31 32 33 34 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.