Reflexões sobre a formação do arte/educador e a relação com a educação estética
Palavras-chave:
Arte/educação, educação estética, formação docente.Resumo
O texto parte de reflexões iniciais acerca das relações entre a experiência e a educação estética na formação de professores de Artes Visuais, apontando a necessidade de reflexão acerca de memórias e vivências infantis, visando possibilitar o reconhecimento de ideias e/ou concepções sobre a arte na formação de professores. Para tanto, utilizo as minhas vivências e experiências escolares, na condição primeira de aluna e posteriormente, de professora, que me motivam a refletir sobre a formação de docentes na universidade, hoje. A arte tem a capacidade de produzir sensações e sentidos nos sujeitos, conduzindo-os a saberes integrados em seus corpos, tornando-os mais perceptíveis aos seus contextos de vida. Necessitamos urgentemente de espaços de formação, discussão e reflexão sobre a arte e seu papel na vida contemporânea – uma educação estética. A vivência prática conduzirá o arte/educador a questionamentos frente às situações que se apresentam, revisando sua formação e atuação em sala de aula. O confronto, a possibilidade de vivenciar uma situação semelhante à da criança, propiciará a ampliação de sua própria expressividade e sensibilidade.Downloads
Publicado
2012-10-04
Como Citar
Zamperetti, M. P. (2012). Reflexões sobre a formação do arte/educador e a relação com a educação estética. 28ºSeminário Nacional De Arte E Educação E 9ºEncontro De Pesquisa Em Arte - ISSN 2359-6120(online), (23), P. 391–397. Recuperado de https://seer.fundarte.rs.gov.br/index.php/Anaissem/article/view/110
Edição
Seção
Comunicações e Relatos - Vida, Escola e Sociedade: As Interações Possíveis