O DESABAFAR DOS CORPOS - UM ELO ENTRE O SOFRIMENTO E A DANÇA

Autores

  • Franciéli de Quadros Universidade do Estado do Rio Grande do Sul

Palavras-chave:

Dança, Educação,

Resumo

Pesquisas da Organização Mundial da Saúde (OMS) apresentam dados em relação a transtornos mentais, depressão, ansiedade, sofrimento e questões semelhantes, cujos números são crescentes, onde o Brasil se encontra nos primeiros lugares destes estudos. Neste artigo buscou-se fazer uma reflexão de materiais pesquisados, de modo a planejar as primeiras propostas de criação do projeto “O DESABAFAR DOS CORPOS”, uma pesquisa em andamento, que se encontra na etapa inicial. Ela faz parte do Projeto de Extensão “Criação em Dança: Experimentos em Tempos de Pandemia, do Curso de Graduação em Dança - Licenciatura da UERGS, unidade de Montenegro, cujo objetivo é compreender como o sofrimento pode auxiliar no processo de criação em dança. Trata-se de uma pesquisa em dança com abordagem bibliográfica e de campo, que se apoiará em autores de diversas áreas, que continuarão levantando reflexões e saberes indicando caminhos a serem seguidos. Toda civilização deveria transformar o sofrimento em ação, em força e aqui a inscrição foi aberta à toda população que se identificasse e estivesse disposta a participar do projeto. Quinze pessoas preencheram um questionário online com seus dados e responderam a perguntas sobre si, sobre dança e também sobre sofrimento, cada um com suas particularidades. Com a realização de maneira remota, espera-se que seja possível compartilhar momentos, experimentações e que o processo seja enriquecedor para os participantes e também para a docência.


Biografia do Autor

Franciéli de Quadros, Universidade do Estado do Rio Grande do Sul

Meu nome é Franciéli de Quadros e se fosse pra me descrever com poucas palavras, seria uma eterna curiosa.

Tenho como primeira graduação Design de Produto e agora estou cursando licenciatura em Dança na UERGS.

Referências

FERNANDES, Ciane. Somática como pesquisa: autonomias criativas em movimento como fonte de processos acadêmicos vivos. In: CUNHA, Carla. S; PIZARRO, Diego; VELLOZO, M. A. Práticas somáticas em dança: Body-Mind Centering™ em criação, pesquisa e performance. 1. ed. Volume 1. Brasília: Editora IFB, 2019. p.121-137.

FREUD, Sigmund. O mal-estar na civilização. In: ______. Os pensadores. São Paulo: Abril Cultural, 1978. p. 129-194.

MOSÉ, Viviane. Nietzsche hoje: sobre os desafios da vida contemporânea. Petrópolis: Vozes, 2018. 154 p.

SILVA, Flávia. S. Subjetividade, personalidade e identidade: concepções a partir da psicologia histórico-cultural. Psic. da Ed, São Paulo, n. 28, p. 169-195 1º sem.2009.

Downloads

Publicado

2021-11-25

Como Citar

de Quadros, F. (2021). O DESABAFAR DOS CORPOS - UM ELO ENTRE O SOFRIMENTO E A DANÇA. 28ºSeminário Nacional De Arte E Educação E 9ºEncontro De Pesquisa Em Arte - ISSN 2359-6120(online), 27(27), 1025. Recuperado de https://seer.fundarte.rs.gov.br/index.php/Anaissem/article/view/1025

Edição

Seção

27º Seminário Nacional de Arte e Educação - PESQUISA EM ANDAMENTO

Artigos Semelhantes

<< < 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.