NARRATIVAS PLURICULTURAIS NO ENSINO DAS ARTES: PRÁTICAS ARTÍSTICO-PEDAGÓGICAS REALIZADAS PELO NÚCLEO ARTES DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA DA UFPEL NO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL
Palavras-chave:
Residência Pedagógica, Artes Visuais, Artistas contemporâneos.Resumo
Este relato tem como intuito refletir sobre Práticas Artístico-Pedagógicas no ensino das Artes, pautadas em narrativas pluriculturais, via fruição e inspiração poética e pedagógica na produção de artistas contemporâneas/os indígenas e afro-brasileiras/os. As Práticas Artístico-Pedagógicas apresentadas neste artigo foram realizadas durante o primeiro trimestre do ano de 2021, com a turma do 5º ano da Escola Municipal do Ensino Fundamental Bruno Chaves (Pelotas-RS), no componente curricular de Artes Visuais, através do Ensino Remoto Emergencial, a partir de minha atuação como bolsista-residente do Núcleo Artes do Programa Residência Pedagógica da Universidade Federal de Pelotas (RP-UFPEL).
Referências
BÂ, Amadou Hampâté. A tradição viva. In: ZERBO, Joseph Ki (org). História Geral da África I: Metodologia e pré-história da África. Brasília: UNESCO, 2010. p. 167 – 212.
BRASIL. Lei 11.645, de 10 de marco de 2008. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11645.htm>. Acessado em 21 de setembro de 2021.
GIRALDEZ, Geisa. Pesquisadoras da educação básica: Germinado Saberes nas escolas públicas periféricas. In: SILVA, Ana Beatriz da. (Org.). Guerrilha de imaginários: uma metodologia de fronteiras. Rio de Janeiro: Eduniperiferias editora, 2020. p. 200-221.