Indisciplina e violência escolar: uma análise sobre o papel da escola frente às ações de prevenção

Autores

  • Gustavo Procópio Cruz Universidade Estadual do Rio Grande do Sul – UERGS
  • Matheus Ferreira da Rocha Universidade Estadual do Rio Grande do Sul – UERGS
  • Cristina Rolim Wolffenbüttel Universidade Estadual do Rio Grande do Sul – UERGS

Palavras-chave:

Indisciplina escolar, violência escolar, Pibid/Música/Uergs.

Resumo

Esta pesquisa, em fase inicial, pretende discutir a indisciplina escolar, observando que ela pode ocorrer através do efeito de posturas docentes aplicadas de formas inadequadas na sala de aula. Do mesmo modo, pretende analisar a influência familiar exercida nela e outros fatores que geram conflitos comportamentais por parte dos alunos. É um trabalho oriundo das inserções de dois estudantes em uma escola pública municipal da cidade de Montenegro/RS, na qual são realizadas as atividades do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência, do curso de Licenciatura em Música, da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul. Do mesmo modo, leva em consideração algumas situações pelas quais os estudantes autores deste trabalho passaram, quando de sua escolarização no Ensino Médio. Partiu do questionamento: Qual o papel da escola em relação ao crescimento da indisciplina e da violência? Deste modo, a presente pesquisa objetiva investigar o papel da escola quanto à prevenção de violência e indisciplina dentro da escolar. A metodologia da pesquisa pressupõe a abordagem qualitativa, o estudo de caso como método e a realização de entrevistas e observações como técnicas para a coleta dos dados. A análise dos dados será efetuada a partir do uso da análise de conteúdo. Como análise preliminar, o texto traz a reflexão acerca da desmistificação da concepção de que esse tipo de comportamento é gerado apenas fora do ambiente escolar, procurando tratar esse fenômeno originado também dentro da própria instituição de ensino, sendo causados tanto pelos educadores, funcionários, diretores, tanto pelos próprios colegas.

Downloads

Publicado

09/07/2015

Como Citar

Cruz, G. P., Rocha, M. F. da, & Wolffenbüttel, C. R. (2015). Indisciplina e violência escolar: uma análise sobre o papel da escola frente às ações de prevenção. Encontro De Pesquisa Em Arte Da FUNDARTE/Seminário Dos Grupos De Pesquisa Da UERGS/Montenegro, (8), P. 258–264. Recuperado de https://seer.fundarte.rs.gov.br/index.php/epa/article/view/289

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

<< < 1 2