“A Arte de Ler”: uma pesquisa sobre índices de leitura

Autores

  • Syara Loise Vale Ferreira Universidade Estadual do Rio Grande do Sul – UERGS
  • Cristina Rolim Wolffenbüttel Universidade Estadual do Rio Grande do Sul – UERGS

Palavras-chave:

Pesquisa sobre leitura, indices de leitura, Projeto “A Arte de Ler”.

Resumo

Este trabalho apresenta a pesquisa sobre índices de leitura que faz parte das ações do Grupo de Pesquisa “Arte: criação, interdisciplinaridade e educação” (CNPq), da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul. Foi contemplada no edital FAPERGS/UERGS 06-2014, com bolsa de iniciação científica. Partiu dos questionamentos: Quais são os índices de leitura de estudantes dos cursos de licenciatura em artes: artes visuais, dança, música e teatro? Quais os tipos de literatura que estes estudantes costumam utilizar? Quais são os escritores montenegrinos? Esta pesquisa, em fase de finalização, objetivou investigar os índices de leitura de estudantes dos cursos de licenciatura em artes da Uergs, bem como quais são os escritores da região do Vale do Caí. Para sua realização estruturou-se uma metodologia fundamentada na abordagem qualiquantitativa, utilizando dois métodos. Para coleta dos dados relativos aos índices de leitura, foi utilizada a aplicação de questionários autoadministrados. Para a coleta dos dados sobre os escritores montenegrinos foi realizado um estudo de caso, tendo como técnicas de coleta dos dados a realização de entrevistas com estudiosos e conhecedores do assunto, bem como pesquisa bibliográfica e documental. Por fim, a análise dos dados, que se encontra em andamento, está sendo realizada com base na análise de conteúdo, procurando-se transversalizar com os dados obtidos. A partir dos dados coletados e já analisados, entende-se que este projeto possa contribuir com o conhecimento em relação aos índices de leitura por parte de estudantes de artes, bem como subsidiar estudos e projetos e políticas públicas de ampliação da leitura.

Downloads

Publicado

2015-07-09

Como Citar

Ferreira, S. L. V., & Wolffenbüttel, C. R. (2015). “A Arte de Ler”: uma pesquisa sobre índices de leitura. Encontro De Pesquisa Em Arte Da FUNDARTE Seminário Dos Grupos De Pesquisa Da UERGS Montenegro, (8), P. 76–82. Recuperado de https://seer.fundarte.rs.gov.br/index.php/epa/article/view/265

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

<< < 1 2