Conexões corporais sobre a memória

Autores

  • Gustiele Regina Fistaról Universidade Estadual do Rio Grande do Sul – UERGS
  • Tatiana Cardoso da Silva Universidade Estadual do Rio Grande do Sul – UERGS

Palavras-chave:

Corpo, memória, grupo transdisciplinar.

Resumo

O projeto de pesquisa em andamento, é coordenado pela professora Tatiana Cardoso da Silva e foi aprovado pelo Edital IniCie 2015 da PROPPG, da UERGS. Através do GESTA, Grupo de Estudos Transdisciplinares do Ator, foi criado um laboratório teórico-prático para experimentações sobre processos de criação e educação em Teatro. Objetiva-se a investigação e o aprofundamento das potencialidades do corpo por meio do exercício físico, musical e vocal e para o ator. Para nos aproximarmos de questões sobre corpo memória e corpo versificado, buscamos nos apropriar de elementos da Dança, da Música, das Artes Visuais e de outras técnicas. Através  do treinamento, busca-se explorar e corporificar fluxos ou zonas de força presentes no corpo do ator, responsável pelo seu próprio processo de criação. O referencial teórico que ampara este estudo vem de diferentes áreas do conhecimento: Jerzy Grotowski, Henri Bergson, Didi-Huberman, Basarab Nicolescu e Ivan Izquierdo, entre outros. Como metodologia de pesquisa, além do trabalho teórico-prático feito em grupo, explora-se a análise e interpretação das informações coletadas durante a prática coletiva, através dos diários de trabalho e registros áudio visuais, na triangulação: prática, teoria e registros. Ao final da pesquisa, pretende-se ter como resultados, além da experiência tácita sobre o tema, dos alunos envolvidos, a apresentação de uma demonstração técnica que será levada à público, um relatório teórico e escrita de artigo.

Downloads

Publicado

09/07/2015

Como Citar

Fistaról, G. R., & Silva, T. C. da. (2015). Conexões corporais sobre a memória. Encontro De Pesquisa Em Arte Da FUNDARTE/Seminário Dos Grupos De Pesquisa Da UERGS/Montenegro, (8), P. 193–197. Recuperado de https://seer.fundarte.rs.gov.br/index.php/epa/article/view/280