Cadê meu corpo? Atrás do piano! Investigação de um bailarino sobre sua prática pianística
Palavras-chave:
Motif Writing, técnica(s) pianística(s), dramaturgia(s) do corpo.Resumo
Este trabalho trata de um projeto de pesquisa em dança, em andamento, cujo processo de criação é feito a partir da elaboração de Motifs. Motif Writing é uma notação vertical de movimento, decorrente da Labanotação, desenvolvida por Rudolf Laban, Valerie Preston Dunlop e Ann Hutchinson Gest. Esta pesquisa tem como objetivo geral refletir sobre como a Motif Writing possibilita a construção de Dramaturgia(s) do Corpo em Música, e a partir disto pensar outra(s) possibilidade(s) de técnica(s) pianística(s), que, segundo (PEDERIVA, 2004) vem sendo caracterizada por uma necessidade virtuosística de domínio do mecanismo [piano], onde o músico constitui-se como uma “máquina de fazer música”, e a técnica acaba se tornando exclusivamente do piano e não da relação instrumento-instrumentista. São referências iniciais para às questões que virão a se abordadas quanto à técnica(s) pianística(s): KAPLAN (1987), CABEZAS (2006), MAUSS (2003). Já no campo do processo de criação em si, destaca-se: LABAN (1978), FERNANDES (2006), SASTRE (2009), VICARI (2007), LOUPPE (2012). As metodologias propostas são de pesquisa bibliográfica – sobre Motif Writing, Técnica(s) Pianística(s) e Dramaturgia(s) – aliada a uma preparação e vivência corporal pautada nos eixos Corpo-Expressividade-Forma-Espaço do Sistema Laban/Bartenieff. Como hipótese apresenta-se a possibilidade de se compreender técnica(s) pianística(s) não somente como àquela de caráter codificado e virtuosístico, mas de outras possíveis relações entre corpo-instrumento.Downloads
Publicado
2015-07-09
Como Citar
Parisoto, B., & Sastre, C. (2015). Cadê meu corpo? Atrás do piano! Investigação de um bailarino sobre sua prática pianística. Encontro De Pesquisa Em Arte Da FUNDARTE Seminário Dos Grupos De Pesquisa Da UERGS Montenegro, (8), P. 236–242. Recuperado de https://seer.fundarte.rs.gov.br/index.php/epa/article/view/286
Edição
Seção
Pesquisa em Andamento