Cadê meu corpo? Atrás do piano! Investigação de um bailarino sobre sua prática pianística
Palavras-chave:
Motif Writing, técnica(s) pianística(s), dramaturgia(s) do corpo.Resumo
Este trabalho trata de um projeto de pesquisa em dança, em andamento, cujo processo de criação é feito a partir da elaboração de Motifs. Motif Writing é uma notação vertical de movimento, decorrente da Labanotação, desenvolvida por Rudolf Laban, Valerie Preston Dunlop e Ann Hutchinson Gest. Esta pesquisa tem como objetivo geral refletir sobre como a Motif Writing possibilita a construção de Dramaturgia(s) do Corpo em Música, e a partir disto pensar outra(s) possibilidade(s) de técnica(s) pianística(s), que, segundo (PEDERIVA, 2004) vem sendo caracterizada por uma necessidade virtuosística de domínio do mecanismo [piano], onde o músico constitui-se como uma “máquina de fazer música”, e a técnica acaba se tornando exclusivamente do piano e não da relação instrumento-instrumentista. São referências iniciais para às questões que virão a se abordadas quanto à técnica(s) pianística(s): KAPLAN (1987), CABEZAS (2006), MAUSS (2003). Já no campo do processo de criação em si, destaca-se: LABAN (1978), FERNANDES (2006), SASTRE (2009), VICARI (2007), LOUPPE (2012). As metodologias propostas são de pesquisa bibliográfica – sobre Motif Writing, Técnica(s) Pianística(s) e Dramaturgia(s) – aliada a uma preparação e vivência corporal pautada nos eixos Corpo-Expressividade-Forma-Espaço do Sistema Laban/Bartenieff. Como hipótese apresenta-se a possibilidade de se compreender técnica(s) pianística(s) não somente como àquela de caráter codificado e virtuosístico, mas de outras possíveis relações entre corpo-instrumento.Downloads
Publicado
09/07/2015
Como Citar
Parisoto, B., & Sastre, C. (2015). Cadê meu corpo? Atrás do piano! Investigação de um bailarino sobre sua prática pianística. Encontro De Pesquisa Em Arte Da FUNDARTE/Seminário Dos Grupos De Pesquisa Da UERGS/Montenegro, (8), P. 236–242. Recuperado de https://seer.fundarte.rs.gov.br/index.php/epa/article/view/286
Edição
Seção
Pesquisa em Andamento