Cadê meu corpo? Atrás do piano! Investigação de um bailarino sobre sua prática pianística

Autores

  • Bruno Parisoto Universidade Estadual do Rio Grande do Sul – UERGS
  • Cibele Sastre Universidade Estadual do Rio Grande do Sul – UERGS

Palavras-chave:

Motif Writing, técnica(s) pianística(s), dramaturgia(s) do corpo.

Resumo

Este trabalho trata de um projeto de pesquisa em dança, em andamento, cujo processo de criação é feito a partir da elaboração de Motifs. Motif Writing é uma notação vertical de movimento, decorrente da Labanotação, desenvolvida por Rudolf Laban, Valerie Preston Dunlop e Ann Hutchinson Gest. Esta pesquisa tem como objetivo geral refletir sobre como a Motif Writing possibilita a construção de Dramaturgia(s) do Corpo em Música, e a partir disto pensar outra(s) possibilidade(s) de técnica(s) pianística(s), que, segundo (PEDERIVA, 2004) vem sendo caracterizada por uma necessidade virtuosística de domínio do mecanismo [piano], onde o músico constitui-se como uma “máquina de fazer música”, e a técnica acaba se tornando exclusivamente do piano e não da relação instrumento-instrumentista. São referências iniciais para às questões que virão a se abordadas quanto à técnica(s) pianística(s): KAPLAN (1987), CABEZAS (2006), MAUSS (2003). Já no campo do processo de criação em si, destaca-se: LABAN (1978), FERNANDES (2006), SASTRE (2009), VICARI (2007), LOUPPE (2012). As metodologias propostas são de pesquisa bibliográfica – sobre Motif Writing, Técnica(s) Pianística(s) e Dramaturgia(s) – aliada a uma preparação e vivência corporal pautada nos eixos Corpo-Expressividade-Forma-Espaço do Sistema Laban/Bartenieff. Como hipótese apresenta-se a possibilidade de se compreender técnica(s) pianística(s) não somente como àquela de caráter codificado e virtuosístico, mas de outras possíveis relações entre corpo-instrumento.

Biografia do Autor

Bruno Parisoto, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul – UERGS

                                                                                                                 Cibele Sastre[1]


[1] Doutora em Educação pelo PPGEDU- UFRGS, Mestre e Bacharel em Artes Cênicas pelo PPGAC e DAD Departamento de Arte Dramática do Instituto de Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. É especialista em Laban Análise em Movimento (LMA/BF) pelo Laban/Bartenieff Institute of Movement Studies LIMS - em NY, curso que realizou com bolsa do Ministério da Cultura obtendo o título de CMA (Certified Movement Analyst). É também especialista em Consciência Corporal - Dança pela FAP- PR. Direciona suas pesquisas a partir da Prática-Pesquisa utilizando-se da Dança Improvisação e da Análise Laban/Bartenieff em Movimento, incluindo a escrita por motivos (motif writing) em diferentes projetos É professora do Curso de Graduação em Dança: Licenciatura da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul UERGS. Atua principalmente nos componentes curriculares de Improvisação e Análise do Movimento, Estudos Coreográficos, Pesquisa em Dança, Dramaturgia da Dança, Educação Somática /Técnicas Corporais. Integra os Grupos de Pesquisa GETEPE - Grupo de Estudos em Teatro e Performance; GEPRACO - Grupo de Pesquisa em Práticas Corporais e Grupo de Pesquisa ProArte - atuações e relações do professor-artista. Bailarina e coreógrafa, dirige o Grupo de Risco, grupo que pesquisa o Sistema Laban/Bartenieff e a Motif Writing como material de criação em dança. Atua como criadora intérprete independente e em colaborações diversas com o coletivo Artéria - artistas de dança em colaboração e o coletivo de dança da Sala 209.

 

Downloads

Publicado

09/07/2015

Como Citar

Parisoto, B., & Sastre, C. (2015). Cadê meu corpo? Atrás do piano! Investigação de um bailarino sobre sua prática pianística. Encontro De Pesquisa Em Arte Da FUNDARTE/Seminário Dos Grupos De Pesquisa Da UERGS/Montenegro, (8), P. 236–242. Recuperado de https://seer.fundarte.rs.gov.br/index.php/epa/article/view/286

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)