CARMEN GROUP EM ODETE INVENTA O MAR – UM EXPERIMENTO: REFLEXÕES A PARTIR DE UM PROCESSO TEATRAL ON-LINE
DOI:
https://doi.org/10.19179/2319-0868.819/855Palavras-chave:
Processo Criativo, Teatro on-line, Corpo, Discurso.Resumo
O presente texto busca refletir sobre o processo criativo para Odete inventa o mar – Um experimento, espetáculo do Carmen Group, realizado em meio a pandemia de Covid-19. O trabalho, que parte do texto homônimo, de autoria de Sônia Machado de Azevedo, foi selecionado para o Das Janelas Festival de Teatro On-Line, promovido pelo curso de Teatro da FURB – Universidade Regional de Blumenau, que aconteceu em novembro de 2020. Entre os aspectos abordados no artigo, destaca-se a busca pela compreensão do que é fazer teatro no universo on-line, especialmente no que se refere ao funcionamento discursivo de processos cênicos que implicam corpo e presença na esfera virtual.Referências
AZEVEDO, S. M. Pele, poro, pó ou rios de sangue desaguando em doces corações em meio à ventania. somos. O começo de tudo ou o viver como poesia. In: GONÇALVES, J. C.; AZEVEDO, S. M.; FERRACINI, R. Corpos e(n)cena: ensaios urgentes. - 1. ed. - São Paulo: Hucitec, 2020. p. 15-54.
AZEVEDO, S. M. O Papel do Corpo no Corpo do Ator. 2. Ed. – São Paulo: Perspectiva, 2017.
AZEVEDO, S. M. Odete Inventa o Mar. São Paulo: Perspectiva, 2007.
FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: Saberes necessários à prática educativa. 59.ed. - Rio de Janeiro/São Paulo: Paz e Terra, 2019.
GONÇALVES, J.C. O corpo que pesquisa corpo (Além do Rio Azul). Um posfácio. In: GONÇALVES, J. C.; AZEVEDO, S. M.; FERRACINI, R. Corpos e(n)cena: ensaios urgentes. - 1. ed. - São Paulo: Hucitec, 2020. p.215-226.
GONÇALVES, M. B.; GABARDO JR, J. M. Educação Performativa: travessias. In. GONÇALVES, J. C.; GARANHANI, M. C.; GONÇALVES, M. B. Linguagem, Corpo e Estética na Educação. - 1. ed. - São Paulo: Hucitec, 2020. p. 97-108.
GONÇALVES, J.C. Teatro e universidade: cena, pedagogia [dialogismo] - 1. ed. - São Paulo: Hucitec, 2019a.
GONÇALVES, J. C. Laboratório, espetáculo, desmontagem: experimentos teatro[dia]lógicos do Carmen Group em A serpente, de Nelson Rodrigues. Bakhtiniana. Revista de Estudos do Discurso, São Paulo. v.14, n. 3, p. 15-34. jul./set. 2019b. DOI: https://doi.org/10.1590/2176-457338334
GONÇALVES, M. B. Performance, discurso e educação: (re)construindo sentidos de escola com professores em formação na Licenciatura em Educação do Campo - Ciências da Natureza. 2016. 135 f. Tese (Doutorado em Educação) - Setor de Educação, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2016.
GLEISER, M. Um encontro entre Marcelo Gleiser e Gianfranco Ravasi. In. INCERTI, F. A escuta do infinito: estamos mais perto de Deus? Trad. Natan Marinho Junior. - Curitiba: PUCPRESS, 2018. p. 15-24.
ORLANDI, E. P. Discurso em Análise: Sujeito, Sentido e Ideologia. 3. ed. Campinas, SP: Pontes Editores, 2017.
ORLANDI, E. P. As formas do silêncio: no movimento dos sentidos. 6. ed. Campinas, SP: Editora da Unicamp, 2007. DOI: https://doi.org/10.7476/9788526814707
ORLANDI, E. P. Análise de Discurso: princípios e procedimentos. Campinas, SP: Pontes Editores, 2001.
PÊCHEUX, M. Papel da Memória. In. ACHARD, P. et al. Papel da Memória. Trad. José Horta Nunes. 5. Ed. – Campinas, SP: Pontes Editores, 2020.
PÊCHEUX, M. Semântica e Discurso: Uma crítica à afirmação do óbvio. Tradução: Eni Orlandi Puccinelli et al. 5.ed. - Campinas, SP: Editora da Unicamp, 2014.
SANTAELLA, L. Figurações do corpo biológico ao virtual. Revista Interin. Curitiba, PR: v.4, n.2, jun. 2016.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao submeter um artigo à REVISTA da FUNDARTE e tê-lo aprovado, os autores mantem os direitos de autoria e concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos autorais à REVISTA da FUNDARTE : os direitos de primeira publicação e permissão para que esta revista redistribua esse artigo e seus dados aos serviços de indexação e referências que seus editores julguem usados.
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Não Comercial 4.0 Internacional.