THE CONCEPT OF SOCIALITY AND SQUARES:

PROBLEMATIZING RELATIONS WITH NATURE IN CONTEMPORARY TO THINK ABOUT OTHER ENVIRONMENTAL EDUCATIONS

Authors

DOI:

https://doi.org/10.19179/rdf.v60i60.1382

Keywords:

Environmental education. Squares. Sociality.

Abstract

The square, a piece of nature domesticated in the urbanity of our daily lives, is the setting where this writing is woven. Using the cartographic method (DELEUZE; GUATTARI, 1995) and in the company of Maffesoli (1998), Tsing (2019) and philosophers of Difference, the main objective was to problematize the concept of sociality to think about relationships with human and non-human nature in the squares, in order to provoke rhizomatic thoughts in the field of Environmental Education. Who knows, this study will make it possible to find other socialities in these square spaces that help us compose inventive ways of living with and experiencing the potential of life in times of environmental crisis.

Author Biographies

Cíntia Gruppelli da Silva, Universidade Federal do Rio Grande - FURG, Rio Grande/RS, Brasil

Possui curso técnico profissionalizante em Desenho Industrial (1995), pela antiga ETFPel (agora IFSul - Pelotas/RS). Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda pela Universidade Católica de Pelotas (1999). Especialização em Gráfica Digital pela Universidade Federal de Pelotas (2008). Mestrado em Educação pelo Programa de Mestrado Profissional em Educação e Tecnologia - IFSul Pelotas-RS (2016). Doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental da FURG (2024). Possui Curso de Formação Pedagógica de Docentes para as disciplinas do Currículo da Educação Profissional de Nível Técnico. Trabalhou em Agências de Publicidade e Propaganda e na Josapar S/A, como supervisora de marketing e endomarketing. Ministrou aulas como professora contratada para o curso de Design para a Web no Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - SENAC Pelotas RS. Ministrou aulas como professora substituta do Curso de Design do Instituto Federal Sul-rio-grandense - IFSul Pelotas RS, Cursos de Comunicação Visual e Design de Móveis. Atuou como professora formadora do PROFUNCIONÁRIO, do Curso de Multimeios Didáticos, na modalidade a distância, da Rede e-TEC do Brasil. Trabalhou como Professora Pesquisadora, equipe multidisciplinar, na Universidade Aberta do Brasil - UAB. Atuou como professora substituta do Curso de Graduação em Design e no Curso Técnico em Comunicação Visual (IFSul - Pelotas/RS). Trabalhou como bolsista em diagramação no Departamento de Ensino a Distância (DEAD - CAVG - IFSul Campus Pelotas). Trabalhou na Gráfica da Universidade Federal do Rio Grande - FURG como Técnica em Artes Gráficas. Atualmente trabalha na Universidade Federal de Pelotas - UFPEL como Técnica em Artes Gráficas e é membro do GEGRADI (Grupo de Estudos para o Ensino/aprendizagem de Representação Gráfica e Digital - UFPEL). Participa do GEECAF - Grupo de Pesquisa e Estudos em Educação, Cultura, Ambiente e Filosofia. Atua como editora assistente na REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental.

Paula Corrêa Henning, Universidade Federal do Rio Grande - FURG, Rio Grande/RS, Brasil

Doutora em Educação, professora do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e do Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental da Universidade Federal do Rio Grande – FURG. Líder do Grupo de Estudos em Educação, Cultura, Ambiente e Filosofia - GEECAF/FURG. Bolsista Produtividade do CNPq 2. Rio Grande, Brasil.

References

BARROS, Manoel de. Menino do mato. 1ª ed. Rio de Janeiro: Objetiva, 2015.

DE ANGELIS, Bruno Luiz Domingues et al. Praças: História, Usos e Funções. Editora da Universidade de Maringá - Fundamentum (15), 2005.

DELEUZE, Gilles. Conversações, 1972 - 1990. Trad. Peter Pál Pelbart. Rio de Janeiro: Ed. 34, 1992.

DELEUZE, Gilles. Diferença e repetição. 2. ed. Tradução de Luiz Orlandi e Roberto Machado. Rio de Janeiro: Graal, 2006.

DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Kafka. Por uma literatura menor. Trad. Júlio C. Guimarães. Rio de Janeiro: Imago, 1977.

DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Mil platôs: capitalismo e esquizofrenia. Vol. 1. Tradução de Aurélio Guerra Neto e Célia Pinto Costa. Rio de Janeiro: Editora 34, 1995.

GODOY, Ana. A menor das ecologias. São Paulo: Edusp, 2008.

GUIMARÃES, Leandro Belinaso. A importância da história e da cultura nas leituras da natureza. Inter-Ação: Rev. Fac. Educ. UFG, 33 (1): 87-101, jan./jun. 2008. DOI: https://doi.org/10.5216/ia.v33i1.4244

HENNING, Paula Correa. Educação Ambiental: o silêncio como potência criadora. In: Educação e filosofia: fissuras no pensamento com Nietzsche, Foucault, Deleuze e outros malditos [Recurso Eletrônico] / Organizadoras Autora, Gisele Ruiz Silva. – Rio Grande, RS: Ed. da FURG, 2021.

HOUAISS, Antônio; VILLAR, Mauro de Salles. Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa. Elaborado no Instituto Antônio Houaiss de Lexicografia e Banco de Dados da Língua Portuguesa S/C Ltda. Rio de Janeiro: Objetiva, 2001.

LARROSA, Jorge. Tremores: escritos sobre experiência. Tradução Cristina Antunes, João Wanderley Geraldi. 1. ed.; 5. reimp. Belo Horizonte: Autêntica, 2021.

MAFESSOLI, Michel. O tempo das Tribos: o declínio do individualismo nas sociedades de massa. Apresentação de Luiz Felipe Baêta Neves; tradução de Maria de Lourdes Menezes; revisão técnica de Arno Vogel. 2. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1998.

NIETZSCHE, Friedich Wilhelm, 1844-1900. Crepúsculo dos ídolos: ou Como filosofar com o martelo. Tradução, introdução e notas Saulo Krieger. São Paulo: Edipro, 2020.

RIBAS, Thiago Fortes. Práticas de liberdades em Foucault. Dois pontos: Curitiba, São Carlos, volume 14, n.1, 2017. P. 181-197. DOI: https://doi.org/10.5380/dp.v14i1.49491

TEDESCO, Silvia Helena; SADE, Christian; CALIMAN, Luciana Vieira. A entrevista na pesquisa cartográfica: a experiência do dizer. Fractal – Revista de Psicologia, v. 25 – n. 2. Universidade Federal Fluminense – UFF. p. 299-322, Maio/Ago. 2013. DOI: https://doi.org/10.1590/S1984-02922013000200006

TSING, Anna. Viver nas ruínas: paisagens multiespécies no antropoceno. Edição Thiago Mota Cardoso, Rafael Victorino Devos. Brasília: IEB Mil Folhas, 2019.

Published

08/08/2024

How to Cite

Gruppelli da Silva, C., & Corrêa Henning, P. (2024). THE CONCEPT OF SOCIALITY AND SQUARES:: PROBLEMATIZING RELATIONS WITH NATURE IN CONTEMPORARY TO THINK ABOUT OTHER ENVIRONMENTAL EDUCATIONS. Revista Da FUNDARTE, 60(60), e1382. https://doi.org/10.19179/rdf.v60i60.1382

Issue

Section

Dossiê Artes, Comunidades e Educação- ARTIGO