ARTS BASED EDUCATIONAL RESEARCH

A/R/TOGRAPHY

Authors

  • Adair de Aguiar Neitzel Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI
  • Isleide Steil Universidade do Vale do Itajaí
  • Letícia Francez Universidade do Estado de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.19179/rdf.v52i52.1097

Keywords:

ABER, A/r/tography, Art/Education

Abstract

This paper is about Arts Based Educational Research (ABER) focusing on a/r/tography as a method for art/education research. The aim is to discuss about this methodology, which brings up the processes and educational issues that highlight and respect subjectivities and experience. The study has a qualitative character and a bibliographical approach, with theoretical support based on Author (2016), Author (2019), Irwin (2013), Irwin and Springgay (2013). As a result, it is signaled that this methodology is open to new propositions that may arise during the course, as it values not only the results of the study, but also the questions that arise along the way.

Author Biographies

Adair de Aguiar Neitzel, Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI

Bolsista da CAPES nos anos 2013-2014 no Programa de Estágio Sênior no Exterior, Pós doutorado na Universidade Paris VI - Diderot, desenvolvendo pesquisas em colaboração com a Profa. Dra. Anne Kupiec no Laboratoire de Changement Social et Politique (LCSP) e bolsista do CNPq no ano 2000 para cursar doutorado sanduíche na Sornonne Nouvelle sob a orientação de Henri Behar. Doutora em Literatura pela Universidade Federal de Santa Catarina (2002).Professora titular da Universidade do Vale do Itajaí, orienta pesquisas no Mestrado e Doutorado em Educação. Líder do Grupo de Pesquisa Cultura, Escola e Educação Criadora. Pesquisa os seguintes temas: literatura, arte na educação, formação de leitores, formação de professores e educação estética. Foi coordenadora Institucional do PIBID UNIVALI na gestão 2010-2013 e 2014-2016-I. Coordenadora de área do PIBID de Letras em 2017.

Isleide Steil, Universidade do Vale do Itajaí

Doutora em Educação - Univali (2021). Mestre em Educação - UNIVALI (2016). Possui MBA em Dança pela Faculdade Inspirar - Curitiba/PR (2012); pós-graduação em Corpo Contemporâneo (2005) e graduação em Dança (2001) pela Faculdade de Artes do Paraná. É docente do Curso de Educação Física e Artes Visuais da Univali; do Curso de Licenciatura em Dança da FURB; e do Colégio de Aplicação da UNIVALI - Itajaí. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Dança, e desenvolve pesquisas nas áreas de dança na escola, mediação cultural e educação estética.

Letícia Francez, Universidade do Estado de Santa Catarina

Doutoranda na linha de Ensino das Artes Visuais no Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais - PPGAV da Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC. Mestra em Educação pela Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI (2019), com Especialização em Educação pelo Instituto Federal Catarinense - IFC (2018) e Licenciatura em Artes Visuais pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI (2015). Possui também Especialização em Comunicação, Design e Tecnologia pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI (2012) e Bacharelado em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda pela Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI (2007). É professora de Arte efetiva na Educação Básica da Rede Municipal de Ensino de Balneário Camboriú - SC.

References

CARVALHO, C.; IMMIANOVSKY, C. PEBA: a arte e a pesquisa em educação. Revista Reflexão e Ação, Santa Cruz do Sul, v. 25, n. 3, p. 221-236, set./dez. 2017. DOI: http://dx.doi.org/10.17058/rea.v25i3.9729 DOI: https://doi.org/10.17058/rea.v25i3.9729

DIAS, B. A/r/tografia como metodologia e pedagogia em artes: uma introdução. In: DIAS, B.; IRWIN, R. L. (orgs.). Pesquisa educacional baseada em arte: a/r/tografia. Santa Maria: Editora da UFSM, 2013. p. 21-26.

AUTORA (2019).

HEIDEGGER, M. A caminho da linguagem. Petrópolis: Vozes; Bragança Paulista: Editora Universitária São Francisco, 2003.

HERNÁNDEZ, F. H. A pesquisa baseada nas artes: propostas para repensar a pesquisa educativa. In: DIAS, B.; IRWIN, R. L. (orgs.). Pesquisa educacional baseada em arte: a/r/tografia. Santa Maria: Editora da UFSM, 2013. p. 39-62.

IRWIN, R. L. A/r/tografia. In: DIAS, B.; IRWIN, R. L. (orgs.). Pesquisa educacional baseada em arte: a/r/tografia. Santa Maria: Editora da UFSM, 2013. p. 27-35.

IRWIN, R. L.; SPRINGGAY, S. A/r/tografia como forma de pesquisa baseada na prática. In: DIAS, B.; IRWIN, R. L. (orgs.). Pesquisa educacional baseada em arte: a/r/tografia. Santa Maria: Editora da UFSM, 2013. p. 137-153.

LARROSA, J. Tremores: escritos sobre experiência. Belo Horizonte: Autêntica, 2015.

MAÇANEIRO, S. M. De como cadeiras se movem: Escrevendo meu movimento, movimentando minha escrita, uma experiência a/r/tográfica em dança. 2013. 111 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2013.

OLIVEIRA, M. O. de; CHARREU, L. A. Contribuições da perspectiva metodológica “investigação baseada nas artes” e da a/r/tografia para as pesquisas em educação. Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 32, n. 1, p. 365-382, jan./mar. 2016. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/0102-4698140547 DOI: https://doi.org/10.1590/0102-4698140547

SINNER, A. et al. Analisando as práticas dos novos acadêmicos: teses que usam metodologias de pesquisas em educação baseadas em arte. In: DIAS, B.; IRWIN, R. L. (orgs.). Pesquisa educacional baseada em arte: a/r/tografia. Santa Maria: Editora da UFSM, 2013. p. 99-124.

AUTORA (2016).

AUTORA; AUTORA (2019).

URIARTE, M. Z; NEITZEL, A. de A. A pesquisa de intervenção cartográfica em Arte Educação. Educação Unisinos, São Leopoldo, v. 21, n. 3, p. 387-394, set./dez. 2017. DOI: 10.4013/edu.2017.213.12 DOI: https://doi.org/10.4013/edu.2017.213.12

Published

14/12/2022

How to Cite

de Aguiar Neitzel, A., Steil, I., & Francez, L. (2022). ARTS BASED EDUCATIONAL RESEARCH: A/R/TOGRAPHY. Revista Da FUNDARTE, 52(52). https://doi.org/10.19179/rdf.v52i52.1097