MUSICOTERAPIA REALMENTE FUNCIONA? UMA REVISÃO NARRATIVA SOBRE REVISÕES SISTEMÁTICAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.19179/rdf.v59i59.1475

Palavras-chave:

PBE, Musicoterapia, Revisão Narrativa, Revisão Sistemática, Cochrane

Resumo

Esta pesquisa, motivada pelas Práticas Baseadas em Evidências, tem como pergunta orientadora “música e musicoterapia realmente funcionam na promoção da saúde?”. Para tanto, foi realizada uma revisão narrativa de revisões sistemáticas publicadas biblioteca virtual da Cochrane. Do total de 66 registros, dez estavam acordes com os critérios de inclusão estabelecidos. De forma breve, os resultados apontam que a música foi objeto de revisões sistemáticas na saúde em múltiplos contextos, como doença coronária, ansiedade, pré-operatório, câncer, transtorno do espectro autista, demência, entre outros, medindo principalmente fatores psicológicos e fisiológicos. As revisões apontam que sim há desfechos e benefícios do uso da música, porém estes não são universais e dependem de cada patologia ou contexto.

Biografia do Autor

Leonardo Borne, Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT, Cuiabá, MT/Brasil

Educador musical, pesquisador e flautista. É graduado em música - Composição pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, mestre em Educação - Educação Musical pelo PPG Educação da UFRGS, e doutor em Música - Educação Musical pela Universidad Nacional Autónoma de México, além de ter estudos em Musicoterapia pela Faculdades EST. Atuou e tem experiência profissional nas áreas de musicoterapia, educação infantil, educação especial e inclusão, experiência científica e profissional em desenvolvimento infantil, contextos não-formais, formação de professores e educação continuada, educação à distância e pedagogia universitária. Atualmente é Professor Adjunto da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), tendo passado pela UFC-Sobral, dedicando-se ao ensino, pesquisa e extensão nas áreas de educação musical, avaliação, teoria musical, percepção e solfejo, canto em grupo. Também se preocupa com os debates e a produção musical e educacional latinoamericana. Sua produção científica tem sido apresentada e publicada em diversos contextos regionais, nacionais e internacionais, destacando-se o FLADEM, a ISME, a ABEM e a ANPPOM.

Flávia Cristina Gomes de Almeida Muniz Lima

Cantora crossover, atriz e produtora, Flávia é bacharel em canto pela UNIRIO- Universidade Federal do Estado Do Rio de Janeiro e pós-graduanda em musicoterapia. Com estudos e atuação na área da licenciatura, participou do I encontro internacional de educação musical e do FLADEM. Tem vasta experiência na área de performance vocal como solista, preparadora vocal e coralista em grupos de renome no Rio de Janeiro. Atuou em óperas produzidas pela Universidade e participou da gravação de CDS de relevância histórica produzidos pela UFRJ por ocasião das comemorações da chegada da família real no Brasil além da trilogia do conjunto Sacra vox que caminhou regressivamente por searas da música contemporânea composta por professores da Escola de música da UFRJ até compositores do século XIX. Foi segunda colocada no concurso de canto Eleazar de Carvalho e aluna ativa de diversos master classes internacionais com nomes como Mitsuko Shirai, Holger Speack, Georgia Knower, Eugénie Lefevre e Benoît Dratwicki. Foi bolsista no projeto de pesquisa da Orquestra Barroca da UNIRIO (OBU) e parte do grupo de estudos em história da ópera na mesma Universidade, além dos cursos de interpretação, expressão corporal e caracterização. Tem curso de jazz e improvisação certificado pela Universidade Örebro (Suécia). Participou de concertos do projeto Aquarius em importantes edições, dentre elas a recordista mundial em público quando da Oitava Sinfonia de Mahler no ano de 2006. É professora de canto lírico e popular e atualmente é empreendedora no ramo de eventos musicais diversos.

Carlos Gustavo Garcia, Universidade Anhanguera Niterói - UNIAN, Niterói/RJ

Biomédico com habilitação em fisiologia e Farmacologia, mestre e doutor em Neurociências (UFF/RJ), especialista em Gestão no Ensino à Distância e Design Instrucional (UFSCar/SP). Atualmente é Professor Adjunto do Centro Universitário Anhanguera de Niterói (UNIAN/RJ) desde 2015 ministrando disciplinas para cursos de graduação na área da saúde; e é docente nos cursos de pós-graduação em Musicoterapia Social, Neuropsicologia e Saúde Mental (NEZO/RJ). Orienta alunos nos níveis de graduação e pós-graduação lato sensu na UNIAN e NEZO.

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Publicado

19.06.2024

Como Citar

Borne, L., Gomes de Almeida Muniz Lima, F. C., & Garcia, C. G. (2024). MUSICOTERAPIA REALMENTE FUNCIONA? UMA REVISÃO NARRATIVA SOBRE REVISÕES SISTEMÁTICAS. Revista Da FUNDARTE, 59(59), e1475. https://doi.org/10.19179/rdf.v59i59.1475