ARTE PARA QUÊ?

UMA PROPOSTA DE ENSINO DA ARTE A PARTIR DO MOVIMENTO DE VANGUARDA DADAÍSMO

Autores

  • Cristiane Lawall Universidade Feevale - Novo Hamburgo, RS/Brasil

DOI:

https://doi.org/10.19179/rdf.v58i58.1292

Palavras-chave:

Arte/educação, Abordagem triangular, Movimentos de vanguarda

Resumo

O presente artigo apresenta, além do relato de prática de ensino de artes aplicada à alunos do ensino fundamental nível II, reflexões sobre os diferentes aspectos do ensino de artes a partir da abordagem triangular da autora e arte educadora Ana Mae Barbosa. De acordo com a autora, o ensino de artes deve envolver a leitura de imagens, a contextualização historica e social, bem como o fazer artístico. O texto apresenta a análise das criações realizadas pelos educandos, com o objetivo de observar sua apreensão dos conceitos apresentados, e ainda a validade da proposta apliucada de acordo com as especificidades da etapa do desenvolvimento do público contemplado.

Palavras chave: Arte/educação. Dadaísmo. Abordagem triangular. 

 

 

Biografia do Autor

Cristiane Lawall, Universidade Feevale - Novo Hamburgo, RS/Brasil

Mestranda em Processos e Manifestações Culturais na Universidade Feevale. Pós-graduada em Metodologias em Arte Educação pela Faculdade Faveni Graduada em Artes Visuais Licenciatura pela Universidade Feevale. Voluntária no Projeto de Pesquisa “Território Nômade: migrações, transições e deslocamentos na fotografia contemporânea”.

Referências

BARBOSA, Ana Mae (Org.). Inquietações e mudanças no ensino da arte. 7. ed. São Paulo: Cortez, 2012.

BARBOSA, Ana Mae A Imagem no Ensino da Arte. São Paulo. Perspectivas. 2005. 6 ed.

COLAGEM. In: ENCICLOPÉDIA Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileiras. São Paulo: Itaú Cultural, 2020. Disponível em: <http://enciclopedia.itaucultural.org.br/termo369/colagem>. Acesso em: 29 de Out. 2020. Verbete da Enciclopédia

DADAÍSMO. In: ENCICLOPÉDIA Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileiras. São Paulo: Itaú Cultural, 2020. Disponível em: <http://enciclopedia.itaucultural.org.br/termo3651/dadaísmo>. Acesso em: 27 de Ago. 2020

DUARTE JÚNIOR, João Francisco. O Sentido dos Sentidos a educação sensível. Curitiba, PR: Criar, 2001.

DUARTE JÚNIOR, João Francisco. Por que Arte Educação? Campinas, SP: Papirus, 1983.

EDWARD L. THORNDIKE, “The Contribution of Psychology to Education”, Journal of Educational Psychology, Vol. 1, 1910, pp. 6., 8. DOI: https://doi.org/10.1037/h0070113

EISNER, ELLIOT W. (2002) 'O que a educação pode aprender a partir da arte sobre a prática da educação? ‘enciclopédia de educação informal, www.infed.org/biblio/eisner_arts_and_the_practice_or_education.htm . Acessado em 20 de agosto de 2020.

IAVELBERG, Rosa. Arte-educação modernista e pós-modernista: fluxos. Tese de Doutorado. Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. São Paulo, 2015.

REVISTA, TATE. O Crítico de Arte. Disponível em http://www.tate.org.uk/art/work/T01918. Acessado em 05 de outubro de 2020.

REVISTA TRAVESSIAS. De Marcel à Duchamp A Transformação do Artista Em Mito. Revista Científica. 2013 Disponível em <http://e-revista.unioeste.br/index.php/travessias/article/view/8196/6240 acessado em 31 de Agosto de 2020.

SITUAÇÃO.CIDADE.Y. CAMPO. In: ENCICLOPÉDIA Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileiras. São Paulo: Itaú Cultural, 2020. Disponível em: <http://enciclopedia.itaucultural.org.br/obra4065/situacaocidadeycampo>. Acesso em: 18 de Agosto de 2020.VerbetedaEnciclopédia.ISBN: 978-85-7979-060-7

SWI SWISSINFO.CH – Cabaret Voltaire, o lar do Dadaísmo - Movimento artístico foi reação à 1ª Guerra Mundial. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=0aZP9jfwKJ0 Acessado em 14 de outubro de 2020.

WARBURG Centro Comparativo de Imagens. Obras. Disponível em: http://warburg.chaa-unicamp.com.br/obras/view/4277. Acessado em 27 de Setembro de 2020.

Downloads

Publicado

25.03.2024

Como Citar

Lawall, C. (2024). ARTE PARA QUÊ? : UMA PROPOSTA DE ENSINO DA ARTE A PARTIR DO MOVIMENTO DE VANGUARDA DADAÍSMO. Revista Da FUNDARTE, 58(58), e1292. https://doi.org/10.19179/rdf.v58i58.1292

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)