QUANDO DEREM VEZ AO MORRO, TODA CIDADE VAI CANTAR
ATRAVESSAMENTOS ENTRE EMPODERAMENTO, ARTE E EDUCAÇÃO PENSANDO JUVENTUDES MARGINALIZADAS
DOI:
https://doi.org/10.19179/rdf.v50i50.1098Palavras-chave:
Juventudes, Empoderamento, ArtesResumo
O presente estudo retoma temas que se entrelaçam por diferentes aspectos sociohistóricos a juventudes em vulnerabilidade social. Defendendo a arte como ferramenta de impacto podendo favorecer a emergência do empoderamento. Para isso, as discussões foram construídas através de autores de diferentes campos, como Freire (2019), Hooks (2017) e Berth (2019). Nossa análise propõe fazeres educacionais e artísticos que considerem demandas das juventudes como espaços de partilha e criação artística, pautados em teorias e práticas voltadas para educação libertadora e para empoderamento, pela valorização de suas estéticas e fomento de diálogos críticos.
Referências
ABRAMO, Helena W.; FACCHINI, Regina. Relatório Juventude e integração sul-americana: diálogos para construir uma democracia regional. São Paulo, Pólis, 2008. Disponível em: <http://www.juventudesulamericanas.org.br/index.php/biblioteca/doc_download/44-juventude-e-integracaosulamericanadialogos-para-construir-uma-democracia-regional-brasil> Acesso em: 23 de março de 2019
ALPIZAR, Lydia; BERNAL, Marina. La Construcción Social de las Juventudes. Última década, Santiago, v. 11, n. 19, p. 105-123, nov. 2003. Disponível em: <https://scielo.conicyt.cl/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0718-22362003000200008&lng=es&nrm=iso>. Acesso em 22 de março de 2019. http://dx.doi.org/10.4067/S0718-22362003000200008. DOI: https://doi.org/10.4067/S0718-22362003000200008
BERTH, Joice. EMPODERAMENTO. São Paulo: Pólen, 2019. 184 p.
BRESLER, L. Dancing the curriculum: exploring the body and movement in elementary schools. IN: BRESLER, L. (Ed.) Knowing bodies, moving minds: towards embodied teaching and learning. Dordrecht: Kluwer Academic Publishers, 2004, p.127 – 151. DOI: https://doi.org/10.1007/978-1-4020-2023-0_9
COIMBRA, Cecília; BOCCO, Fernanda; NASCIMENTO, Maria Livia do. Subvertendo o conceito de adolescência. Arquivos brasileiros de psicologia, Rio de Janeiro, v. 57, n. 1, p. 2-11, jun. 2005. Disponível em: <http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-52672005000100002&lng=pt&nrm=iso>. Acesso: em 22 de mar de 2019.
FERREIRA, Gabriel Nunes Lopes; CHAGAS, Marlúcia; LEÃO, Marcos Paulo. Práticas musicais na periferia de Fortaleza como formação humana e musical. In: ALBUQUERQUE, Luiz Botelho; ROGÉRIO, Pedro; NASCIMENTO, Marco Antonio Toledo (Org.). Educação Musical: Reflexões, experiências e inovações. Fortaleza: Edições UFC, 2015
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. Rio de Janeiro/São Paulo: Paz e Terra, 2019.
GOMES, Rita Helena Sousa Ferreira. Convite à perversão. Opus, Porto Alegre, v.21, n. 1, p. 101-118, 2015a
HOOKS, Bell. Ensinando a transgredir: A educação como prática da liberdade. Ed 2. São Paulo: WMF Martins e Fontes, 2017.
INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA (IBGE). Documentação do Censo 2010. Rio de Janeiro: IBGE, 2011. Acesso em: 22 de setembro de 2020. Disponível em: < https://censo2010.ibge.gov.br/sinopse/index.php?dados=26&uf=23>
LINHARES, Ângela Maria Bessa. O tortuoso e doce caminho da sensibilidade: um estudo sobre Arte e educação. Ijuí: Editora UNIJUÍ, 1999.
MARCUSE, H. One-dimensional man: studies in the ideology of advanced industrial society. 5a.ed. Boston: Beacon press, 1968.
OLIVEIRA, Júlia Ribeiro de; SILVA, Lúcia Isabel C.; RODRIGUES, Solange S. Acesso, identidade e pertencimento: relações entre juventude e cultura. Rio de Janeiro: Democracia Viva, n. 30, 2006.
SPOSITO, Maria Encarnação Beltrão. Novos conteúdos nas periferias urbanas das cidades médias do Estado de São Paulo, Brasil. Investigaciones Geográficas, México, n. 54, p. 114-139, 2004. Disponível em: <http://www.scielo.org.mx/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0188-46112004000200008&lng=es&nrm=iso>. Acesso em: 22 de março de 2019.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Deni Elliot Noronha Lopes, Rita Helena Sousa Ferreira Gomes
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by-nc-nd/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Ao submeter um artigo à REVISTA da FUNDARTE e tê-lo aprovado, os autores mantem os direitos de autoria e concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos autorais à REVISTA da FUNDARTE : os direitos de primeira publicação e permissão para que esta revista redistribua esse artigo e seus dados aos serviços de indexação e referências que seus editores julguem usados.
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Não Comercial 4.0 Internacional.