CASCÃO, NOSSO EMBAIXADOR DAS MÃOS LIMPAS: UMA REFLEXÃO A PARTIR DAS PEDAGOGIAS CULTURAIS
Palavras-chave:
Pedagogias visuais/culturais, Cascão, Pandemia.Resumo
Este texto, concebido inicialmente como o trabalho final de uma disciplina da pós-graduação em Educação, se configurou como um ensaio crítico-reflexivo diante de um estudo dos artefatos culturais criados pelo cartunista brasileiro Mauricio de Sousa. Assim, posicionado na vertente pós-estruturalista, o presente texto se insere no campo das Pedagogias Culturais e dos Estudos da Cultura Visual e, por meio de uma bricolagem, busca problematizar e traçar alguns apontamentos a partir das visualidades do personagem Cascão. Nesse sentido, o trabalho esteve voltado para uma análise inicial da pedagogia visual/cultural do personagem Cascão, criada para o contexto de enfrentamento à COVID-19. Desse modo, buscou-se discutir e criar alguns relevos sobre a potência pedagógica da imagem, que tem operado na cultura contemporânea e nos modos como a mesma tem produzido discursos de educação e formação de sujeitos e o descentramento das identidades.
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