A PESQUISA NA FUNDARTE: ARTE E CONTEXTO

Autores

  • Bruno Felix da Costa Almeida FUNDAÇÃO MUNICIPAL DE ARTES DE MONTENEGRO (FUNDARTE)
  • Júlia Maria Hummes FUNDAÇÃO MUNICIPAL DE ARTES DE MONTENEGRO (FUNDARTE)
  • Márica Pessoa Dal Bello FUNDAÇÃO MUNICIPAL DE ARTES DE MONTENEGRO (FUNDARTE)

Palavras-chave:

Grupo de Pesquisa da FUNDARTE, Educação em Arte, Pesquisa em Arte.

Resumo

O texto relaciona um recorte do Artigo intitulado “O Grupo de Pesquisa da FUNDARTE” (ALMEIDA; HUMMES; DAL BELLO, 2021), o qual apresenta uma contextualização sobre a história institucional e os contextos que contribuíram para o surgimento do Grupo de Pesquisa da Fundação Municipal de Artes de Montenegro – FUNDARTE. Nesse sentido, são retomados, aqui, alguns aspectos sobre o Núcleo de Pesquisa, precursor das ações teórico-científicas e extensionistas da instituição, circunscrevendo a sua história institucional. E, também, apresenta-se os objetivos relacionados as primeiras propostas investigativas do Grupo de Pesquisa da FUNDARTE, intituladas: “Cartas Narrativas: O que Eu (Com)Vive na FUNDARTE” e “O Estado da Arte nas Edições da Revista da FUNDARTE: de 2010 a 2020”. Entende-se que a continuidade dessa história e dessas ações, em devir na FUNDARTE, poderão vir a ser uma importante aproximação investigativa, por parte dos membros-pesquisadores de seu Grupo de Pesquisa, incentivando e fomentando potencialidades educacionais, artísticas e científicas.

Biografia do Autor

Bruno Felix da Costa Almeida, FUNDAÇÃO MUNICIPAL DE ARTES DE MONTENEGRO (FUNDARTE)

Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), junto à Linha de Pesquisa Educação e Artes e ao Grupo de Pesquisa FAPEM – Formação, Ação e Pesquisa em Educação Musical. Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC) – Bolsista PROSUC/CAPES – Modalidade II, atuando junto à Linha de Pesquisa Aprendizagem, Tecnologias e Linguagem na Educação e ao Grupo de Pesquisa Estudos Poéticos: Educação e Linguagem. Mestre em Educação, Especialista em Educação Musical e Licenciado em Música, pela Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS). Especialista Ensino de Arte, pela Universidade Cidade de São Paulo (UNICID). Bacharel em Música – Habilitação em Piano, pela Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL). Formado em Piano, pela Escola Municipal de Música – Departamento do Theatro Municipal de São Paulo. Atualmente desenvolve pesquisas nos campos da Educação e da Educação Musical; é Professor Adjunto – Área de Música, da Fundação Municipal de Artes de Montenegro – FUNDARTE e membro do Grupo de Pesquisa da FUNDARTE.

Júlia Maria Hummes, FUNDAÇÃO MUNICIPAL DE ARTES DE MONTENEGRO (FUNDARTE)

Possui mestrado em Educação Musical pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS. Atualmente é professora adjunta da Fundação Municipal de Artes de Montenegro – FUNDARTE, e Diretora Executiva da mesma instituição. Tem experiência na área de Educação Musical, atuando principalmente com os seguintes temas: piano, teoria da música, apreciação musical e produção artística. É autora dos Referenciais Curriculares de Música do Rio Grande do Sul. Membro da ABEC (Associação Brasileira de Editores Científicos). É Editora-Chefe da Revista da FUNDARTE. Atualmente também participa como Delegada no Colegiado Setorial de Música do Rio Grande do Sul.  É membro do Grupo de Pesquisa da FUNDARTE.

Márica Pessoa Dal Bello, FUNDAÇÃO MUNICIPAL DE ARTES DE MONTENEGRO (FUNDARTE)

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS; Mestre em Educação pela Universidade do Vale do Sinos – UNISINOS; Especialização em Psicopedagogia e Interdisciplinaridade pela Universidade Luterana do Brasil – ULBRA-RS; Graduada em Pedagogia Habilitação: Supervisão Escolar, pela Universidade Mackenzie-SP. Psicanalista. Coordenadora de Ensino e Líder do Grupo de Pesquisa da FUNDARTE.

Referências

ALMEIDA, Bruno Felix da Costa; HUMMES, Júlia Maria; DAL BELLO, Márcia Pessoa. O grupo de pesquisa da FUNDARTE. Revista da FUNDARTE. Montenegro, p.01-21, ano 21, nº 46, setembro de 2021.

FUNDARTE – FUNDAÇÃO MUNICIPAL DE ARTES DE MONTENEGRO. Ata n° 1: Reunião do Grupo de Pesquisa da FUNDARTE. Montenegro: ago., 2021.

FUNDARTE – FUNDAÇÃO MUNICIPAL DE ARTES DE MONTENEGRO. Relatório Anual: 1992. Montenegro: 1992. 2 v.

FUNDARTE – FUNDAÇÃO MUNICIPAL DE ARTES DE MONTENEGRO. Relatório Anual: 1993. Montenegro: 1993. 2 v.

FUNDARTE – FUNDAÇÃO MUNICIPAL DE ARTES DE MONTENEGRO. Relatório Anual: 1994. Montenegro: 1994. 3 v.

FUNDARTE – FUNDAÇÃO MUNICIPAL DE ARTES DE MONTENEGRO. Relatório Anual: 1995. Montenegro: 1995. 5 v.

FUNDARTE – FUNDAÇÃO MUNICIPAL DE ARTES DE MONTENEGRO. Relatório Anual: 1996. Montenegro: 1996. 4 v.

FUNDARTE – FUNDAÇÃO MUNICIPAL DE ARTES DE MONTENEGRO. Relatório Anual: 1997. Montenegro: 1997. 3 v.

FUNDARTE – FUNDAÇÃO MUNICIPAL DE ARTES DE MONTENEGRO. Relatório Anual: 1998. Montenegro: 1998. 5 v.

FUNDARTE – FUNDAÇÃO MUNICIPAL DE ARTES DE MONTENEGRO. Relatório Anual: 1999. Montenegro: 1999. 4 v.

FUNDARTE – FUNDAÇÃO MUNICIPAL DE ARTES DE MONTENEGRO. Relatório Anual: 2000. Montenegro: 2000. 4 v.

FUNDARTE. Fundarte, c2019. Página Inicial. Disponível em: <http://www.fundarte.rs.gov.br/>. Acesso em: 20 de set. 2021.

FUNDARTE, 2019. Revista da FUNDARTE. Disponível em: <http://seer.fundarte.rs.gov.br/index.php/ISBN9788561666170/article/view/755/pdf>. Acesso em: 20 de set. 2021.

HUMMES, Júlia Maria (Org.). Programas do Curso Básico da Fundarte: Artes Visuais, Dança, Música, Teatro – (2019-2022). Montenegro: Ed. da FUNDARTE, 2019. Disponível em: <http://seer.fundarte.rs.gov.br/index.php/ISBN9788561666170/article/view/755/pdf>. Acesso em: 20 de set. 2021.

KAUTZMANN, Maria Eunice Müller. Montenegro de ontem e de hoje. Porto Alegre: Editora Pallotti, 1982. Vol. 2.

KAUTZMANN, Maria Eunice Müller. Montenegro de ontem e de hoje. São Leopoldo: Rotermund S.A., 1979. Vol. 1.

Downloads

Publicado

2021-11-25

Como Citar

Almeida, B. F. da C., Hummes, J. M., & Dal Bello, M. P. (2021). A PESQUISA NA FUNDARTE: ARTE E CONTEXTO. 28ºSeminário Nacional De Arte E Educação E 9ºEncontro De Pesquisa Em Arte - ISSN 2359-6120(online), 27(27), 991. Recuperado de https://seer.fundarte.rs.gov.br/index.php/Anaissem/article/view/991

Edição

Seção

27º Seminário Nacional de Arte e Educação - PROJETO DE PESQUISA

Artigos Semelhantes

<< < 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>