OFICINA DE TINTAS NATURAIS ONLINE: ANÁLISE DE UMA ATIVIDADE ARTÍSTICA NA PANDEMIA
Palavras-chave:
experiência, tintas naturais, atividade criadora, Residência Pedagógica, educação na pandemia.Resumo
O relato descreve e reflete o desenvolvimento de uma atividade artística, dentro do projeto Residência Pedagógica, aplicada em encontros online para turmas dos 4º e 5º anos da escola Raul Pila, em Campinas (SP). A atividade consiste na produção de tintas naturais, a partir de pigmentos caseiros, separada em três momentos: contexto histórico, experimentação e reprodução imagética. A análise em turmas distintas possibilita expor conexões com o desenvolvimento da atividade criadora da imaginação, além de evidenciar a importância do resgate de saberes ancestrais e a necessidade dos alunos de vivenciar experiências em meio ao isolamento social.
Referências
ADVERSE, Angélica Oliveira. Práxis interartística & experiência relacional nos processos pedagógicos: criação, crítica, interdisciplinaridade. Pós: Revista do Programa de Pós-graduação em Artes da Escola de Belas Artes da UFMG, Belo Horizonte (MG), v. 10, ed. 20, p. 21-51, 2020.
ALESSANDRI , Marcio. Pigmentos I: Antiguidade. In: Cozinha da pintura : ateliê de arte clássica e contemporânea. São Paulo (SP): Marcio Alessandri, 2010. Disponível em: http://www.cozinhadapintura.com/2011/01/pigmentos-parte-i-antiguidade.html. Acesso em: 13 set. 2021.
BONDÍA, Jorge Larrosa. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Revista Brasileira de Educação, [s. l], v. 19, p. 20-28, 2002. Tradução de João Wanderley Geraldi.
BRASIL. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Base Nacional Comum Curricular. Versão final. Brasília: MEC, abril, 2017. 383p.
CAMPINAS, PREFEITURA MUNICIPAL. Diretrizes curriculares da educação básica para o ensino fundamental anos iniciais: um processo contínuo de reflexão e ação. Secretaria Municipal de Educação, Departamento pedagógico; organização e coordenação: Heliton Leite de Godoy. -- Campinas, SP, 2012. Disponível em: <http://www.campinas.sp.gov.br/arquivos/educacao/01_diretrizes_anos_iniciais.pdf>
CAMPINAS, PREFEITURA MUNICIPAL. Quadros de Suporte Pedagógico para as Diretrizes Curriculares do Ensino Fundamental Anos Iniciais: subsídios à prática educativa. Secretaria Municipal de Educação, Departamento Pedagógico/Assessoria de Currículo e Pesquisa Educacional, Campinas, SP, 2013a. Disponível em: <http://www.campinas.sp.gov.br/arquivos/educacao/06_quadros_anos_iniciais.pdf>
FREIRE, Paulo; SHOR, Ira. Medo e Ousadia: O cotidiano do professor. Rio de Janeiro (RJ): Paz e Terra, 1987. 115 p. v. 18.
PEREIRA, Luciana de Araújo; MOTA, Charles Maycon de Almeida; SILVA, Fabrício Oliveira da. Modos de viver, partilhar e construir experiências na Pedagogia Griô. Revista Eletrônica de Educação, Salvador (BA), v. 14, p. 1-22, 2020.
VIGOTSKI, Lev. Criação e imaginação, Imaginação e realidade, O mecanismo da imaginação criativa. In: VIGOTSKI, Lev. Imaginação e criação na infância. São Paulo (SP): Atica, 2010. Cap. 1,2 e 3. p. 10-42. Tradução: Zoia Prestes.