Leituras (e diálogos) do drama contemporâneo: espaços de troca sobre dramaturgia na universidade e na escola
Palavras-chave:
Palavras-chave, dramaturgia, leitura dramática, pesquisa.Resumo
Resumo: Este trabalho apresenta um relato de experiência sobre algumas ações do projeto de pesquisa Leituras do drama contemporâneo, desenvolvido na Universidade Federal de Pelotas sob a minha coordenação. O recorte implementado aqui toca nos espaços de diálogo sobre dramaturgia que o projeto proporcionou na universidade e em algumas escolas de Pelotas/RS, através da realização de leituras dramáticas dos textos teatrais investigados pelo grupo, seguidas por bate-papo com os espectadores. Inicialmente, serão fornecidas informações gerais sobre o projeto. Na sequência, destaco a potência dos momentos de troca das ações de leitura da pesquisa e sua relevância ao aproximar estudantes universitários e secundaristas à dramaturgia.
Referências
BILAC, J. Alguém acaba de morrer lá fora. Rio de Janeiro: Cobogó, 2012.
CAMARGO, D. F.R.A.M.E.S. Porto Alegre: 2016. 45p. Arquivo pessoal do autor.
FERNANDES, F.V. Leituras do drama contemporâneo. Grupo de estudos em Teatro: Histórias e Dramaturgias (GETHED). Pró-Reitoria de pesquisa UFPEL, 2016.
GICK, F. Ramal 340: sobre a migração das sardinhas ou porque as pessoas simplesmente vão embora. Porto Alegre: 2014-2015. 45p. Disponível em: < https://coletivoerratica.files.wordpress.com/2016/03/ramal340_30ago2017.pdf>. Acesso em: 20 set. 2018.
GOMES, R. Música para cortar os pulsos: Monólogos sentimentais para corações juvenis. São Paulo: Leya, 2012.
VIDOR, H. B. Leitura e Teatro: aproximação e apropriação do texto literário. São Paulo-Florianópolis: Hucitec Editora-Fapesc, 2016.