Coloniz(arte): relato de experiência de práticas sobre o ensino do processo de colonização da América e suas interdisciplinaridades
Palavras-chave:
Palavras-chave, Arte, Geografia, Interdisciplinaridade.Resumo
Resumo: Trata-se de um relato, cujo objetivo é descrever a experiência vivida pelos alunos dos oitavos anos da EMEF Dr. Getúlio Vargas, situada no município de Cachoeira do Sul-RS, através de um projeto coordenado pelas disciplinas de Arte, História e Geografia, no qual contemplava conteúdos de linguagens artísticas (dança e música) e o processo de colonização da América e as influências nos hábitos cotidianos. Todo o processo para a realização desse trabalho foram traçados de forma coletiva com os alunos e docentes envolvidos, tornando a prática mais dinâmica e envolvente a cada etapa, além de evidenciar que esse modelo de trabalho proporcionou momentos de pesquisa, criação, interatividade e espírito protagonista.
Referências
BOCHNIAK, Regina. Questionar o conhecimento: interdisciplinaridade na escola. 2 Edição. Editora Loyola. Soa Paulo, 1998.
http://books.google.com.br/books?hl=ptBR&lr=&id=jo_xiMXXYcIC&oi=fnd&pg=PA66&d q=interdisciplinaridade+na+escola&ots=H2y-pXw0Uj&sig=zKgfCAW- _0IpO5PA3eY3EegcTo#v=onepage&q=interdisciplinaridade%20na%20escola&f=false
BRASIL (1999). Diretrizes curriculares nacionais para o ensino médio. Parâmetros curriculares nacional – Ensino Médio, Vol. 1. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria da Educação Média e Tecnológica
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: matemática. Brasília: MEC/SEF, 1998. Disponível em: < http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/matemati ca.pdf>. Acesso em: 10 jun. 2015.
______. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Média e Tecnológica. Orientações Complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN+) - Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias. Brasília: MEC/Semtec, 2002. Disponível em: . Acesso em: 10 jun. 2015.
DELIZOICOV, D. Problemas e Problematizações. In: PIETROCOLA, Maurício (org.). Ensino de Física: conteúdo, metodologia e epistemologia numa concepção integradora. Florianópolis: Ed. da UFSC, 2001. 236p.