A inserção profissional de egressos do curso de teatro na educação infantil
Palavras-chave:
Palavras-chave, Teatro, Educação Infantil, Egressos.Resumo
Resumo: O presente estudo apresenta as reflexões iniciais do trabalho de conclusão de curso em andamento. Partindo de um dos recortes do projeto de pesquisa “Acompanhamento de Egressos do Curso de Teatro da UFPEL e sua inserção profissional docente”, coordenado pela professora Vanessa Caldeira Leite. Neste trabalho apresenta-se apontamento iniciais a partir do projeto de TCC em Teatro denominado “Investigação das metodologias de ensino de teatro utilizados por egressos do Curso de Teatro da UFPel na educação infantil” sob orientação da prof.ª Vanessa C. Leite. Busca-se a partir deste estudo apresentar as estratégias metodológicas até aqui utilizados para desenvolver a pesquisa, refletir sobre o entendimento sobre o conceito de infância, bem como, o surgimento das instituições de educação infantil e também analisar e descreve de forma breve aspectos das legislações que regulamentam o ensino infantil.
Referências
BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Conselho Nacional de Educação.
Parecer CNE/CEB nº 20/2009. Revisão das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil Brasília: MEC/CNE/CEB, 2009a.
BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Resolução CNE∕CEB nº 5/2009.
Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Brasília, DF: Diário Oficial da União, 18 dez de 2009b.
BUJES, M. I. Educação infantil: pra que te quero? In: CRAIDY, Carmem Maria; KAERCHER, Glades Elisa P. da Silva. Educação infantil: pra que te quero?. Porto Alegre: Artmed, 2001.
GIL, A. C. Como elaborar Projetos de Pesquisa. 4 ed. São Paulo: Editora Atlas S.A., 2002.
KRAMER, Sonia. A política do pré-escolar no Brasil: a arte do disfarce. 5. ed. São Paulo: Cortez, 2011.
LÜDKE, M.; ANDRÉ, M. Pesquisa em Educação: abordagens qualitativas. São
Paulo: EDU, 1986.