Arte/Rolê no Buzão: cotidiano/ atentar, observar, andar de ônibus para provocar o start da criação na cidade
Palavras-chave:
Palavras Chave, Deslocamento, arte e vida, “buzão”.Resumo
Resumo: Apresentamos neste texto, reflexões e trabalhos poéticos decorrentes de duas ações realizadas pelo grupo de pesquisa Deslocamentos, Observâncias e Cartografias Contemporâneas (DESLOCC, CNPq). As ações se intitulam “Arte/Rolê no buzão e consistem em deslocamentos realizados pelo grupo na cidade de Pelotas-RS utilizando como meio de locomoção um ônibus circular interbairros. Trataremos aqui também de questões que nos tocaram durante o deslocamento, como: tempo, memória, e outros atravessamentos que serviram como mote para se pensar a produção dos integrantes do grupo, bem como reflexionar sobre a cidade e a arte. Para isso elencamos referenciais teóricos como Jean Baudrillard, Henri Bergson, Michel de Certeau entre outros. Aproximar arte e cotidiano é um dos objetivos destas ações que aqui apresentamos.
Referências
BERGSON, Henri. Matéria e memória: ensaio sobre a relação do corpo com o espírito, São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2010.
BAUDRILLARD, Jean. O sistema dos objetos. Coleção debates. São Paulo: Perspectiva, 2012.
BRANDÃO, Ludmila. Deslocamentos contemporâneos: notas sobre memória e arte. Cienc. Cult. vol.64 no.1 São Paulo Jan. 2012. (Arquivo digital) Disponível em: http://cienciaecultura.bvs.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0009-67252012000100020
HAN, Byung-Chul. Sociedade do Cansaço. São Paulo: Vozes, 2015.
SCHÖPKE, Regina. Dicionário filosófico: conceitos fundamentais. São Paulo: Martins Fontes, 2010.
BENJAMIM, Walter. O narrador. In: BENJAMIN, Walter. Magia e técnica, arte e política. São Paulo: Brasiliense, 2000.
CERTEAU, Michel de. A invenção do cotidiano - 1. Artes de fazer. Petrópolis, RJ : Editora Vozes Ltda, 2014.