O teatro mignon na educação da primeiríssima infância: entre funções e transgressões
Palavras-chave:
Teatro mignon, crianças pequenas, educação infantil.Resumo
Na Educação Infantil e, dentro de um percurso histórico, político, social, artístico e pedagógico mais amplo, o teatro assumiu a função de ser um meio de doutrinação ‘‘lúdica’’ das crianças para uma dada ordem social e educativa, marcada por espetáculos exaustivamente ‘‘ensaiados’’ e executados pelas crianças. Certamente, esta compreensão de teatro e do fazer teatro nas creches e pré-escolas não é viável com crianças de 0 a 3 anos de idade. Assim, partindo dos dados de uma pesquisa em andamento sobre a produção teórica e artística do teatro contemporâneo italiano para crianças de 0 a 3 anos de idade e suas possíveis contribuições para uma Pedagogia da Infância, apresento e reflito sobre uma das formas do teatro mignon presente na produção italiana. Teatro mignon é uma proposta de teatro educativo, com pequenas histórias, que emprega materiais e cenografias simples e que se desenvolve entre poucas pessoas sem que isso implique uma transformação na natureza da comunicação teatral, ao contrário, ele exalta e reconduz aos fundamentos do teatro dito tradicional. Um teatro que pode acontecer na palma da mão e que, entre seus princípios, está o reconhecimento e acolhimento da qualidade da criança pequena em ‘‘exigir’’ e estabelecer uma relação íntima com o outro. Certamente, pensar num teatro que cabe na palma da mão é transgredir a tradicional visão de teatro existente nas instituições de Educação Infantil e, ao mesmo tempo, agir com e como as crianças pequenas para as quais ‘‘tudo é possível’’ no mundo do faz de conta.Publicado
2016-10-06
Como Citar
Oliveira, A. M. R. de. (2016). O teatro mignon na educação da primeiríssima infância: entre funções e transgressões. 28ºSeminário Nacional De Arte E Educação E 9ºEncontro De Pesquisa Em Arte - ISSN 2359-6120(online), (25), P. 23 – 29. Recuperado de https://seer.fundarte.rs.gov.br/index.php/Anaissem/article/view/352
Edição
Seção
Mesa Temática 1 - A função da Arte na Escola de Educação Básica (Pesquisa em Andamento)