O ensino do teatro diante do contexto contemporâneo

Autores

  • Tatiana Raquel B. Greff Universidade Estadual de Santa Catariana - UDESC

Palavras-chave:

Metodologia, audiovisual, teatro contemporâneo.

Resumo

As concepções teatrais passaram por profundas reformulações ao longo da história, até chegarmos à cena contemporânea caracterizada por uma amplitude de possibilidades estéticas e de experiências teóricas e práticas que ocasionaram uma profunda ruptura no modo de conceber o teatro. Essas mudanças sofridas nos pressupostos teatrais têm sido tema de muitos debates e pesquisas que tomam por fonte a análise de espetáculos, a pesquisa da nova escrita dramatúrgica e o trabalho dos atores. Percebe-se, no entanto, que, em relação ao ensino do teatro no ambiente escolar, esse debate ainda está se constituindo lentamente, visto que esse ensino, com frequência, ainda se encontra arraigado às concepções do teatro dramático. Frente a essas questões surgem os questionamentos: Por que o ensino do teatro, no âmbito escolar, ainda está ancorado a formas tão distantes das práticas teatrais desenvolvidas fora da escola? De que forma poderíamos explorar as referências do teatro contemporâneo, como o uso das novas tecnologias, no ensino do teatro? Como integrar e explorar os interesses dos jovens pela tecnologia a esse ensino? Neste sentido, é necessário ampliar o debate acerca deste tema, repensando as metodologias de ensino em teatro de forma a abranger esse novo cenário e atinjir esse público conectado às novas tecnologias e a novos modos de apreensão do mundo. Pois assim como a arte sempre dialoga com o momento histórico em que é produzida, o seu ensino também deve estar em sincronia com o contexto histórico da atualidade.

Downloads

Como Citar

Greff, T. R. B. (2014). O ensino do teatro diante do contexto contemporâneo. 28ºSeminário Nacional De Arte E Educação E 9ºEncontro De Pesquisa Em Arte - ISSN 2359-6120(online), (24), P. 466–471. Recuperado de https://seer.fundarte.rs.gov.br/index.php/Anaissem/article/view/231

Edição

Seção

Eixo Temático 6 - Arte, escola e sociedade: encontros e desencontros (Pesquisa em Andamento)

Artigos Semelhantes

<< < 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.