A visualidade cultural humana e suas relações simbólicas coletivas

Autores

  • Carolina Flores Schmidt Universidade Luterana do Brasil - ULBRA

Palavras-chave:

Visualidade Cultural, Representação Simbólica, valores estéticos.

Resumo

O presente Relato de Experiência apresenta o projeto educativo denominado “A Visualidade Cultural Humana e suas relações simbólicas coletivas”, aplicado a alunos do 5º ano do Ensino Fundamental e 1° ano do Ensino Médio da Escola Estadual Cônego Paulo de Nadal, na cidade de Porto Alegre. O tema escolhido para o desenvolvimento do projeto educativo em questão, parte da visualidade dos corpos dos indivíduos na sociedade e os aspectos culturais presentes na representação simbólica de suas estéticas. O objetivo principal foi desenvolver o pensamento crítico nas relações pessoais e coletivas, e a percepção sobre as múltiplas estéticas que fazem parte da memória da construção social. O projeto educativo buscou, também, cumprir com o papel do compromisso com a função social da escola. Pois, a diversidade é representada nas inquietudes de crianças e jovens dentro de contextos sociopolíticos culturais atuais, e o ambiente escolar deve expressar-se como uma ferramenta norteadora para a inserção social no contexto de um mundo marcado pela globalização e o hibridismo cultural contemporâneo.

Downloads

Publicado

2012-10-04

Como Citar

Schmidt, C. F. (2012). A visualidade cultural humana e suas relações simbólicas coletivas. 28ºSeminário Nacional De Arte E Educação E 9ºEncontro De Pesquisa Em Arte - ISSN 2359-6120(online), (23), P. 418–424. Recuperado de https://seer.fundarte.rs.gov.br/index.php/Anaissem/article/view/113

Edição

Seção

Comunicações e Relatos - Vida, Escola e Sociedade: As Interações Possíveis

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.