O trabalho de musicoterapia no Projovem Adolescente

Autores

  • Rafael Marrero Brignol Universidade Federal de Pelotas - UFPEL
  • Carla Gonçalves Rodrigues Universidade Federal de Pelotas - UFPEL

Palavras-chave:

Musicoterapia, coletivos, música.

Resumo

Este texto apresenta um relato de experiência realizado no projeto Projovem Adolescente, caracterizando uma intervenção grupal com a utilização da musicoterapia. O trabalho compreendeu três grupos, denominados coletivos, situados em diferentes bairros da periferia da cidade de Bagé-RS. Foram feitas atividades musicais, com a abordagem musicoterápica, que consistiam em colocar a música como modo de desenvolver potencialidades e a criatividade, bem como tecer novas relações dos jovens entre si e com a sociedade. Os coletivos encontraram na experimentação artística e relacional uma rede de interações, existindo nesse meio os desejos, afetos e vínculos, que ocorreram ao longo das experiências. Para embasar a intervenção, utilizaram-se teóricos da musicoterapia tal como Bruscia (2000) e Chagas (2007).

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Como Citar

Brignol, R. M., & Rodrigues, C. G. (2014). O trabalho de musicoterapia no Projovem Adolescente. 28ºSeminário Nacional De Arte E Educação E 9ºEncontro De Pesquisa Em Arte - ISSN 2359-6120(online), (24), P. 151–154. Recuperado de https://seer.fundarte.rs.gov.br/index.php/Anaissem/article/view/179

Edição

Seção

Eixo Temático 1 - O diálogo entre as artes e as outras áreas do conhecimento (Relato de Experiência)

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