O livro dos monstros sensíveis: aspectos lúdicos e educacionais de uma póetica
Palavras-chave:
Criação artística, imaginário, educação.Resumo
Este trabalho integra a pesquisa Monstruário: o livro dos monstros sensíveis que está em andamento junto ao Curso de Mestrado em Artes da UFPEL na linha Processos de Criação e Poéticas do Cotidiano. Pretendo apresentar um dispositivo artístico que reúne uma coleção de desenhos do meu universo em torno de narrativas fantásticas e mitológicas, trata-se de um mostruário semelhante aos antigos Bestiários Medievais. O mostruário/monstruário é formado a partir de um conjunto de cadernos de desenho, contendo os estudos realizados, esboços, anotações, colagens, descrições e fragmentos de textos, é um material que conjuga informações de ordem verbal e visual. Os cadernos oferecem o suporte para a criação de inúmeros seres imaginários. Aqui, as ideias disparam pelo espaço da folha são monstros que bombardeiam o papel branco dando início as minhas criações. Percebo que o processo flui livremente, tenho que dar à mão que desenha a mesma velocidade com que as imagens se formam na mente. Essa pesquisa também ganhou contornos educacionais, em virtude do acompanhamento das colegas professoras que perceberam o potencial lúdico do meu processo, possibilitando assim ingressar com inúmeras propostas em escolas e numa exposição didática, com interesse de instigar a experiência artística e o imaginário infantil em torno do monstruoso.Downloads
Como Citar
Souza, C. A. P., & Senna, N. da C. (2014). O livro dos monstros sensíveis: aspectos lúdicos e educacionais de uma póetica. 28ºSeminário Nacional De Arte E Educação E 9ºEncontro De Pesquisa Em Arte - ISSN 2359-6120(online), (24), P. 121–128. Recuperado de https://seer.fundarte.rs.gov.br/index.php/Anaissem/article/view/173
Edição
Seção
Eixo Temático 1 - O diálogo entre as artes e as outras áreas do conhecimento (Pesquisa em Andamento)