SITE SPECIFIC E O ENSINO DE DANÇA PARA CRIANÇAS: UMA PROPOSIÇÃO AFETIVA COM O ESPAÇO ESCOLAR

Autores

  • Gabriela da Silva Rosa Universidade Estadual de Campinas

Palavras-chave:

dança para crianças, memória afetiva, site specific, escola

Resumo

Este artigo, no eixo temático da dança, é fruto de uma pesquisa de Trabalho de Conclusão de Curso de Licenciatura em Dança, em andamento, que se propõe a investigar abordagens no campo do site-specific no âmbito do ensino da dança para crianças, considerando seus respectivos espaços escolares. O site specific é um modo de criação em que se tem como foco a relação íntima da criação artística com o contexto. Nesta investigação, examina-se - por meio do ensino remoto - a viabilidade do site specific como ferramenta de ensino na disciplina de artes, com ênfase em dança, prospectando-se sua aplicabilidade futura no ensino presencial. Para tanto apresenta-se o processo pedagógico de oficinas de dança realizadas como práticas laboratoriais em site specific art articuladamente à memória afetiva do ambiente escolar das participantes. Dentre os resultados parciais obtidos, desponta a reflexão sobre o potencial das oficinas reverberar em uma afirmação da identidade individual e coletiva das crianças na relação com a escola. 



Biografia do Autor

Gabriela da Silva Rosa, Universidade Estadual de Campinas

Gabriela Rosa é sapateadora, intérprete criadora, arte educadora e estudante  de graduação do departamento de artes corporais na Universidade Estadual de Campinas.

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Publicado

2021-11-25

Como Citar

Rosa, G. da S. (2021). SITE SPECIFIC E O ENSINO DE DANÇA PARA CRIANÇAS: UMA PROPOSIÇÃO AFETIVA COM O ESPAÇO ESCOLAR. 28ºSeminário Nacional De Arte E Educação E 9ºEncontro De Pesquisa Em Arte - ISSN 2359-6120(online), 27(27), 1012. Recuperado de https://seer.fundarte.rs.gov.br/index.php/Anaissem/article/view/1012

Edição

Seção

27º Seminário Nacional de Arte e Educação - PESQUISA EM ANDAMENTO

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