Sintaxe musical: entendendo a aprendizagem da leitura de partituras musicais

Autores

  • Bruno Félix da Costa Almeida Universidade Estadual do Rio Grande do Sul – UERGS
  • Cristina Rolim Wolffenbüttel Universidade Estadual do Rio Grande do Sul – UERGS

Palavras-chave:

Educação Musical, ensino e aprendizagem, leitura musical.

Resumo

Este texto apresenta um recorte da pesquisa que objetiva investigar a aprendizagem da leitura de partituras musicais com jovens estudantes. Partiu de questionamentos sobre como ocorre a aprendizagem da leitura de partituras musicais por parte de jovens estudantes. O desenho metodológico ainda se encontra em construção, todavia deverá se constituir a partir da realização de observações e entrevistas. A análise dos dados será elaborada tendo como base em estudos da psicopedagogia musical e da neurociência. Neste trabalho, em particular, são apresentados pressupostos teóricos que deverão compor o referencial teórico-analítico com o qual os dados coletados serão analisados. Esta investigação é realizada junto a uma escola pública municipal da cidade de Montenegro/RS, na qual desenvolvo atividades do PIBID/MÚSICA/UERGS.

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Publicado

2015-07-09

Como Citar

Almeida, B. F. da C., & Wolffenbüttel, C. R. (2015). Sintaxe musical: entendendo a aprendizagem da leitura de partituras musicais. Encontro De Pesquisa Em Arte Da FUNDARTE Seminário Dos Grupos De Pesquisa Da UERGS Montenegro, (8), P. 157–163. Recuperado de https://seer.fundarte.rs.gov.br/index.php/epa/article/view/275

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