O repertório como fator motivacional no aprendizado de teclado: um estudo com alunos do projeto prelúdio

Autores

  • Augusto Schneider Universidade Estadual do Rio Grande do Sul – UERGS
  • Cristina Rolim Wolffenbüttel Universidade Estadual do Rio Grande do Sul – UERGS

Palavras-chave:

Educação musical, ensino de teclado, motivação.

Resumo

Este trabalho apresenta os resultados da pesquisa realizada como trabalho de conclusão do curso de Graduação em Música: Licenciatura, realizado na Universidade Estadual do Rio Grande do Sul, Unidade de Montenegro. Esta investigação partiu de minha experiência inicial como estudante de piano, juntamente com os seguintes questionamentos: Qual é o motivo dos alunos a estudarem teclado? Quais são os fatores motivacionais nas aulas de teclado? Qual é a importância do repertório no estudo de teclado? Qual é a satisfação dos alunos em relação ao repertório apresentado nas aulas de teclado? Como é a adequação do repertório estudado em relação à faixa etária dos estudantes de teclado? Partindo destes questionamentos, a presente pesquisa objetivou investigar a influência de diversos fatores motivacionais no aprendizado de teclado. Foi realizada através da utilização da abordagem qualitativa, tendo o estudo de caso como método e a realização de entrevistas semiestruturadas, observações e coletas de documentos como técnicas para a coleta dos dados. Os dados foram organizados em cadernos de categorias, os quais, posteriormente, foram analisados através da análise de conteúdo. Foram entrevistados a professora Suelena de Araujo Borges (professora e coordenadora do projeto Prelúdio na gestão 2013 – 2014) e nove alunos de teclado do projeto Prelúdio do IFRS, em Porto Alegre, Rio Grande do Sul. A partir desta pesquisa foi possível observar os diversos fatores que influenciam na motivação dos alunos, como: repertório, método (livro didático), interação em grupo (ensino coletivo), processo de experimentação e contato com o instrumento, relação professor-aluno e influência da família.

Downloads

Publicado

09/07/2015

Como Citar

Schneider, A., & Wolffenbüttel, C. R. (2015). O repertório como fator motivacional no aprendizado de teclado: um estudo com alunos do projeto prelúdio. Encontro De Pesquisa Em Arte Da FUNDARTE/Seminário Dos Grupos De Pesquisa Da UERGS/Montenegro, (8), P. 109–116. Recuperado de https://seer.fundarte.rs.gov.br/index.php/epa/article/view/269

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

<< < 1 2