Curso de licenciatura em música da universidade estadual do Rio Grande do Sul: uma análise do projeto pedagógico
Palavras-chave:
Educação Musical, Licenciatura em Música, análise curricular.Resumo
Esta é uma pesquisa sobre o curso de licenciatura em música da Uergs. Nesta instituição, o projeto pedagógico do Curso de Graduação em Música: Licenciatura objetiva a formação do artista/professor. Considerando-se a existência de outros cursos de licenciatura em música no RS e no Brasil, e a atual legislação educacional, esta pesquisa objetivou investigar as características de um artista/professor expressas no projeto pedagógico do curso ainda em vigor na Uergs. A metodologia incluiu a abordagem qualitativa, a pesquisa documental e a coleta de documentos. A análise de conteúdo fundamentou a análise dos dados. A partir dos dados coletados e analisados concluiu-se que o projeto pedagógico deste curso da Uergs apresenta-se, em diversos aspectos, bastante avançado, atendendo grande parte da demanda necessária à educação musical na atualidade. Todavia, foram observadas lacunas relacionadas à regulamentação do ensino superior no Brasil, além de dificuldades para o alcance do objetivo de formação do artista/professor, expresso no projeto, considerando-se a constituição da grade curricular planejada e as possibilidades de atuação profissional. Dentre as possíveis atuações para os egressos do curso da Uergs encontram-se a Educação Básica, trabalhos em ONGS, projetos artísticos, em orquestras, escolas de música, entre outras possibilidades. Entende-se, portanto, a necessidade da revisão desta proposta curricular e do projeto pedagógico do curso. Com a finalização desta pesquisa já foi possível observar a contribuição da mesma para a reformulação do curso, iniciada em meados de 2013. Entende-se que, além desta contribuição direta, esta pesquisa possa contribuir para a área da educação musical no Brasil.