A DANÇA E GÊNERO NO CONTEXTO ESCOLAR:
DANÇA E GÊNERO NO CONTEXTO ESCOLAR: TENSÕES, RELAÇÕES DE PODER E DISCIPLINA DE CORPOS
DOI:
https://doi.org/10.19179/rdf.v57i57.1282Palavras-chave:
Dança. Disciplina dos corpos. Educação. Gênero.Resumo
Este texto pretende apresentar os resultados de uma cartografia da dança no contexto escolar. Objetiva-se problematizar questões de dança e gênero, ainda refletir sobre uma possível ascendência feminina na prática da dança e disciplina dos corpos. Adotou-se como referencial principal as reflexões dos filósofos Michel Foucault (1998) e Gilles Deleuze (2007). O método cartográfico é utilizado por meio do diário de bordo com as experimentações de uma artista-docente-cartógrafa no período compreendido entre 2017 e 2019, bem como realiza-se a análise de um arquivo de periódicos acadêmicos com qualificação CAPES A1 e A2, nas áreas das Artes, da Educação e da Educação Física. Nessa cartografia foi possível identificar que a partir da Revolução Francesa e Industrial ocorreu a inversão de valores, a dança que antes era considerada nobre é negligenciada e o corpo passou a ser objeto de produção.
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