CHÃO DE MÉMORIAS
rachaduras para um ensino de arte desobediente
DOI:
https://doi.org/10.19179/rdf.v52i52.1143Palavras-chave:
Chão de Memórias; ensino de arte; currículo escolar; metodologias desobedientesResumo
Este artigo entrelaçou diferentes perspectivas pedagógicas do ensino da Arte/Teatro e os seus desdobramentos como agentes desobedientes do currículo escolar. A partir das histórias e vivências que atravessam e constituem as duas artistas-educadoras-pesquisadoras - Eleni Souza Nobre e Iracy Vaz da Costa -, refletiu-se sobre como a disciplina de Arte e a formação docente influenciam nas experiências do/a estudante no espaço escolar. Os discursos e as ações apresentadas nos convocam para posicionamentos que valorizam e estimulam produções de conhecimento e metodologias em arte como um espaço de rupturas e resistências contra as normatividades e as colonialidades, criando zonas interseccionais entre aprendizagem, metodologias, planejamentos e ensino.
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