Programa do Curso Básico de Artes Visuais da FUNDARTE

Autores

  • Jéssica Pinheiro FUNDARTE
  • Patriciane Born Fundação Municipal de Artes de Montenegro - FUNDARTE, Montenegro, RS/Brasil
  • Sandra Rhoden Fundação Municipal de Artes de Montenegro - FUNDARTE, Montenegro, RS/Brasil
  • Marina Reidel Fundação Municipal de Artes de Montenegro - FUNDARTE, Montenegro, RS/Brasil

Palavras-chave:

Artes Visuais, Experiência, Investigação

Resumo

A proposta do Curso Básico de Artes Visuais da FUNDARTE tem como principal objetivo proporcionar aos/às estudantes diferentes vivências na arte, a circular por experiências que envolvam o fazer, o olhar atento e a investigação em arte. Por meio da experiência criadora e da elaboração de conexões, hipóteses e ideias, busca-se uma educação crítica e poética de múltiplas visualidades e leituras de mundo, atribuindo sentidos e criando distintas formas de interpretação.

 

Biografia do Autor

Jéssica Pinheiro, FUNDARTE

Pós graduanda no Curso de Especialização em Estudos Culturais nos Currículos Escolares Contemporâneos da Educação Básica pelo PPGEDU/UFRGS. Pós Graduanda do Curso de Especialização em Metodologia do Ensino das Artes pelo Centro Universitário Internacional/UNINTER. Graduada em Artes Visuais pela Universidade Estadual do Rio Grande do Sul/UERGS. Atualmente atua como docente nas Oficinas Básicas, I, II, III e Ateliê do Curso Básico de Artes Visuais da FUNDARTE.

Referências

ARCHER, Michael. Arte Contemporânea: uma história concisa. São Paulo: Martins Fontes, 2001.

ARGAN, Giulio Carlo. Arte Moderna. São Paulo: Companhia das Letras, 1992.

BARBE-GALL, Françoise. Como falar de arte com as crianças. Tradução de Célia Euvaldo. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2012.

BARBOSA, Ana Mae. A imagem no ensino da arte: anos 80 e novos tempos. – 8ª ed. – São Paulo: Perspectiva, 2010.

_____. Tópicos Utópicos. Belo Horizonte: C/Arte, 1998.

_____. (org.). Arte/educação contemporânea: consonâncias internacionais. – 2ª ed. – São Paulo: Cortez, 2005.

_____. (org.). Inquietações e mudanças no ensino de arte. – 2ª ed. – São Paulo: Cortez, 2003.

CAPRA, Carmen L.; ROTTER, Mariane (orgs.). Fazer museu: arte e mediação no Núcleo Educativo UERGS/MARGS. Porto Alegre: UERGS, 2012.

CINTRA, Raissa H. R.; OLIVEIRA, Rayssa R. F. de. Ateliê no cotidiano: convite, convívio, continuidade. São Paulo: [s.n], 2020.

COLI, Jorge. O que é arte. São Paulo: Brasiliense, 2000.

CUNHA, Susana Rangel Vieira da (Org). As artes do universo infantil. Porto Alegre: Mediação, 2012.

DERDYK, Edith. Formas de pensar o desenho: desenvolvimento do grafismo infantil. – 3ª ed. – São Paulo: Panda Educação, 2020.

DONDIS, Donis A. Sintaxe da linguagem visual. – 2ª ed. – São Paulo: Martins Fontes, 1997.

DUBOVIK, Alejandra; CIPPITELLI, Alejandra. A linha como linguagem: repertório do visível. Trad.: Bruna Heringer de Souza Villar. - 1ª ed. - São Paulo: Phorte, 2020.

DVDTECA Arte na Escola. Disponível em: http://artenaescola.org.br/dvdteca/.

HAUSER, Arnold. História social da arte e da literatura. Tradução Álvaro Cabral. São Paulo: Martins Fontes, 1998.

HERNANDEZ, Fernando. Cultura visual, mudança educativa e projeto de trabalho. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 2000.

_____. Transgressão e mudança na educação: os projetos de trabalho. Porto Alegre: Artmed, 1998.

_____. Catadores da cultura visual: transformando fragmentos em nova narrativa educacional. Porto Alegre: Mediação, 2007.

IAVELBERG, Rosa. Arte/educação modernista e pós-modernista: fluxos na sala de aula. Porto Alegre: Penso, 2017.

LEITE, Maria I.; OSTETTO, Luciana E. (orgs.). Museu, educação e cultura: encontros de crianças e professores com a arte. Campinas, SP: Papirus, 2005.

MARTINS, Mirian Celeste; PICOSQUE, Gisa; GUERRA, M. Terezinha. Didática do ensino da arte: a língua do mundo: poetizar, fluir e conhecer arte. São Paulo: FTD, 1998.

MARTINS, Mirian Celeste; PICOSQUE, Gisa. Mediação cultural para professores andarilhos na cultura. – 2ª ed. – São Paulo: Intermeios, 2012.

MARTINS, Raimundo; TOURINHO, Irene (Orgs.). Educação da cultura visual: aprender… pesquisar… ensinar… . Santa Maria: Ed. da UFSM, 2015.

PEDROSA, Israel. Da cor à cor inexistente. – 10ª ed. – Rio de Janeiro: Senac Nacional, 2009.

REFERENCIAIS Curriculares do Estado do Rio Grande do Sul: Linguagens, códigos e suas tecnologias / Secretaria de Estado da Educação. Porto Alegre: SE/DP, 2009. v. 2.

REVISTA DA FUNDARTE. Disponível em: http://seer.fundarte.rs.gov.br/index.php/RevistadaFundarte.

VECCHI, Vea. Arte e criatividade em Reggio Emilia: explorando o papel e a potencialidade do ateliê na educação da primeira infância. - 1ª ed. - São Paulo: Phorte, 2017.

ZABALA, Antoni. A prática educativa: como ensinar. Porto Alegre: Artes Médicas, 1998.

______. Enfoque globalizador e pensamento complexo: uma proposta para o currículo escolar. Porto Alegre: Artes Médicas, 2002.

Downloads

Publicado

2024-04-11

Como Citar

Pinheiro, J., Born, P., Rhoden, S., & Reidel, M. (2024). Programa do Curso Básico de Artes Visuais da FUNDARTE. Programas Do Curso Básico Da FUNDARTE: Artes Visuais, Dança, Música, Teatro, 2(2), e1486. Recuperado de https://seer.fundarte.rs.gov.br/index.php/ISBN9788561666170/article/view/1486

Artigos Semelhantes

1 2 3 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.