Proposta Pedagógica dos Cursos de Artes da Fundação Municipal de Artes de Montenegro-FUNDARTE

Autores

  • Julia Maria Hummes
  • Márcia Dal Bello

Resumo

A Fundação Municipal de Artes de Montenegro-FUNDARTE é uma instituição de ensino que tem como princípio pedagógico a perspectiva interdisciplinar, uma vez que oferece em seu currículo quatro cursos de Artes: Artes Visuais, Dança, Música e Teatro. 

A equipe docente da FUNDARTE compreende a arte como instrumento que desempenha um importante papel na educação e na vida em geral. Cabe ao professor expressar conceitos e manifestar-se artisticamente, apresentando trânsito interdisciplinar, de modo a dialogar com educadores de outras áreas para atuação em projetos artísticos, educacionais e ou de pesquisa. Dessa forma, as relações de autonomia são valorizadas, como capacidade pessoal, de forma a abrir a perspectiva de uma nova relação com o conhecimento e a arte, o que reforça a ideia de que a diversidade humana deve ser entendida como ponto de partida para a construção do conhecimento em arte. Além disso, a perspectiva de educação da FUNDARTE compreende conhecimento das linguagens artísticas como um dispositivo de crescimento pessoal, em que tanto o professor quanto o aluno estejam em constante processo de transformação.

Referências

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 49ª ed. – Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2014.

LUCKESI, Cipriano. Avaliação da aprendizagem escolar. São Paulo: Cortez, 2005.

MÖDINGER, C. R. [et al.]. Artes Visuais, dança, música e teatro: práticas pedagógicas e colaborações docentes. Erechim: Edelbra, 2012.

SACRISTAN, J. Gimeno, PEREZ GOMES A. I. Compreender e transformar o ensino. Porto Alegre: Ed. Artes Médicas, Sul, 1998.

TOURINHO, C; OLIVEIRA, A. Avaliação da performance musical. In: HENTSCHKE, Liane; OLIVEIRA, Alda. Avaliação em Música: reflexões e práticas. São Paulo: Moderna, 2003.

Referências eletrônicas:

https://ednacristinadasilvasouza.jusbrasil.com.br/artigos/112145595/avaliacao-e-a-pedagogia-de-paulo-freire.Acesso 18/5/2018.

Downloads

Publicado

2019-12-11

Como Citar

Hummes, J. M., & Dal Bello, M. (2019). Proposta Pedagógica dos Cursos de Artes da Fundação Municipal de Artes de Montenegro-FUNDARTE. Programas Do Curso Básico Da FUNDARTE: Artes Visuais, Dança, Música, Teatro, 1(1), 11–19. Recuperado de https://seer.fundarte.rs.gov.br/index.php/ISBN9788561666170/article/view/728

Edição

Seção

Programas dos Cursos Básicos de Artes da FUNDARTE