Programa do Curso Básico de Artes Visuais

Autores

  • Patriciane Born Fundação Municipal de Artes de Montenegro - FUNDARTE
  • Jéssica Pinheiro

Resumo

A proposta do curso de Artes Visuais tem como principal objetivo proporcionar aos alunos diferentes vivências na arte, à circular por experiências que envolvam o fazer, o olhar atento e a investigação em arte. Por meio da experiência criadora e da elaboração de conexões, hipóteses e ideias, busca-se uma educação crítica e poética de múltiplas visualidades e leituras de mundo, atribuindo sentidos e criando distintas formas de interpretação.

Biografia do Autor

Patriciane Born, Fundação Municipal de Artes de Montenegro - FUNDARTE

Professora e artista visual, mestra em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu) da Faculdade de Educação (FACED), Universidade Federal do Rio Grande do Sul UFRGS (2012). Especialista em Pedagogia da Arte pelo mesmo Programa (2008), Graduada em Artes Visuais: Licenciatura, pela Universidade Estadual do Rio Grande do Sul UERGS (2006). Integrante do Ponto de Fuga - Coletivo em Arte, coletivo de professoras artistas residentes em Montenegro - RS, de 2010 a 2013. É coordenadora da Galeria de Arte Loide Schwambach, da Fundação Municipal de Artes de Montenegro - FUNDARTE. Atua como docente no Curso Básico de Artes Visuais dessa mesma instituição.

Jéssica Pinheiro

Especialista em Estudos Culturais nos Currículos Escolares Contemporâneos da Educação Básica pelo PPGEDU/UFRGS. Pós Graduanda no Cursos de  Especialização em Metodologia do Ensino das Artes pelo Centro Universitário Internacional/UNINTER. Graduada em Artes Visuais pela Universidade Estadual do Rio Grande do Sul/UERGS. Atualmente atua como docente nas Oficinas Básicas, I, II, III e Ateliê do Curso Básico de Artes Visuais da FUNDARTE.

Referências

ARCHER, Michael. Arte Contemporânea: uma história concisa. São Paulo: Martins Fontes, 2001.

ARGAN, Giulio Carlo. Arte Moderna. São Paulo: Companhia das Letras, 1992.

BARBE-GALL, Françoise. Como falar de arte com as crianças. Tradução de Célia Euvaldo. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2012.

BARBOSA, Ana Mae. A imagem no ensino da arte: anos 80 e novos tempos. – 8ª ed. – São Paulo: Perspectiva, 2010.

_____. Tópicos Utópicos. Belo Horizonte: C/Arte, 1998.

_____. (org.). Arte/educação contemporânea: consonâncias internacionais. – 2ª ed. – São Paulo: Cortez, 2005.

_____. (org.). Inquietações e mudanças no ensino de arte. – 2ª ed. – São Paulo: Cortez, 2003.

CAPRA, Carmen L.; ROTTER, Mariane (orgs.). Fazer museu: arte e mediação no Núcleo Educativo UERGS/MARGS. Porto Alegre: UERGS, 2012.

COLI, Jorge. O que é arte. São Paulo: Brasiliense, 2000.

DERDYK, Edith. Formas de pensar o desenho: desenvolvimento do grafismo infantil. – 2ª ed. – São Paulo: Scipione, 1994.

DONDIS, Donis A. Sintaxe da linguagem visual. – 2ª ed. – São Paulo: Martins Fontes, 1997.

DVDTECA Arte na Escola. Disponível em: http://artenaescola.org.br/dvdteca/.

HAUSER, Arnold. História social da arte e da literatura. Tradução Álvaro Cabral. São Paulo: Martins Fontes, 1998.

HERNANDEZ, Fernando. Cultura visual, mudança educativa e projeto de trabalho. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 2000.

_____. Transgressão e mudança na educação: os projetos de trabalho. Porto Alegre: Artmed, 1998.

_____. Catadores da cultura visual: transformando fragmentos em nova narrativa educacional. Porto Alegre: Mediação, 2007.

IAVELBERG, Rosa. Arte/educação modernista e pós-modernista: fluxos na sala de aula. Porto Alegre: Penso, 2017.

LEITE, Maria I.; OSTETTO, Luciana E. (orgs.). Museu, educação e cultura: encontros de crianças e professores com a arte. Campinas, SP: Papirus, 2005.

MARTINS, Mirian Celeste; PICOSQUE, Gisa; GUERRA, M. Terezinha. Didática do ensino da arte: a língua do mundo: poetizar, fluir e conhecer arte. São Paulo: FTD, 1998.

MARTINS, Mirian Celeste; PICOSQUE, Gisa. Mediação cultural para professores andarilhos na cultura. – 2ª ed. – São Paulo: Intermeios, 2012.

PEDROSA, Israel. Da cor à cor inexistente. – 10ª ed. – Rio de Janeiro: Senac Nacional, 2009.

REFERENCIAIS Curriculares do Estado do Rio Grande do Sul: Linguagens, códigos e suas tecnologias / Secretaria de Estado da Educação. Porto Alegre: SE/DP, 2009. v. 2.

REVISTA DA FUNDARTE. Disponível em: http://seer.fundarte.rs.gov.br/index.php/RevistadaFundarte.

ZABALA, Antoni. A prática educativa: como ensinar. Porto Alegre: Artes Médicas, 1998.

______. Enfoque globalizador e pensamento complexo: uma proposta para o currículo escolar. Porto Alegre: Artes Médicas, 2002.

Downloads

Publicado

11/12/2019

Como Citar

Born, P., & Pinheiro, J. (2019). Programa do Curso Básico de Artes Visuais. Programas Do Curso Básico Da FUNDARTE: Artes Visuais, Dança, Música, Teatro, 1(1), 20–28. Recuperado de https://seer.fundarte.rs.gov.br/index.php/ISBN9788561666170/article/view/707

Edição

Seção

Programas dos Cursos Básicos de Artes da FUNDARTE