Programa de Piano do Curso Básico da FUNDARTE

Autores

  • Bruno Felix da Costa Almeida Fundação Municipal de Artes de Montenegro - FUNDARTE, Montenegro, RS/Brasil
  • Sandra Rhoden Fundação Municipal de Artes de Montenegro - FUNDARTE, Montenegro, RS/Brasil

Palavras-chave:

habilidades musicias, fruição, criatividade

Resumo

O Curso Básico de Música – Piano é elaborado com ênfase na Proposta Pedagógica dos Cursos de Artes da Fundação Municipal de Artes de Montenegro – FUNDARTE (HUMMES; DAL BELLO, 2019) que, alinhada às diretrizes e orientações do Plano Nacional de Educação (PNE – Lei nº 10.172/2001), se constituí diante da valorização do acesso ao conhecimento artístico-intelectual através das áreas da Arte (Artes Visuais, Dança, Música e Teatro). Nesse sentido, o Programa de Curso proposto é previsto a partir das Dimensões do Conhecimento Musical ao Piano, das Habilidades Músico-Pianísticas, da Metodologia, da Avaliação, do Perfil do Egresso, além de seu Objetivo Geral, que corrobora a estrutura dos Módulos Musicalização Através do Instrumento I e II; Inicial I, II e III; Fundamental I e II; Intermediário I, II e III; e Avançado I e II, este último concede a certificação no Curso Básico de Música – Piano, da FUNDARTE. Aos ingressantes com idade a partir de 18 anos, é ofertado o Módulo Oficina I e II, cuja principal característica é iniciar, musicalmente, os estudantes através do aprendizado ao Piano, concedendo certificação após a sua conclusão.

Biografia do Autor

Bruno Felix da Costa Almeida, Fundação Municipal de Artes de Montenegro - FUNDARTE, Montenegro, RS/Brasil

Doutor em Educação, pela Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC); e Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Mestre em Educação, Especialista em Educação Musical e Licenciado em Música, pela Universidade Estadual do Rio Grande do Sul. Especialista Ensino de Arte, pela Universidade Cidade de São Paulo. Bacharel em Música - Habilitação em Piano, pela Universidade Cruzeiro do Sul. Formado em Piano, pela Escola Municipal de Música - Departamento do Theatro Municipal de São Paulo; e em Teclado, pelo Conservatório Musical In'Concert. Atualmente desenvolve pesquisas nos campos da Educação e Educação Musical. Tem experiência na área de artes com ênfase em música/ensino/educação e interpretação.

Sandra Rhoden, Fundação Municipal de Artes de Montenegro - FUNDARTE, Montenegro, RS/Brasil

Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul- UFRGS. Licenciada em Música, e, em Artes Visuais pela Universidade Estadual do Rio Grande do Sul-UERGS. Tem experiência na área das Artes, com ênfase em Educação Musical e Artes Visuais, atuando principalmente nos seguintes temas: musicalização infantil, educação infantil, iniciação às artes, pedagogia do piano e formação de professores. Desde 2013 é coordenadora do Polo FUNDARTE Arte na Escola.

Referências

ADOLFO, Antonio. Música: leitura, conceito, exercícios. 3 ed. Editora Lumiar: Rio de Janeiro, 2012.

BACH, J. S. O pequeno livro de Anna Magdalena – 20 peças fáceis. Ricordi Brasileira.

BARTÓK, Béla. Mikrokosmos. Boosey & Hawkes.

BEYER, F. Escola preparatória do piano Op. 101. Ricordi Brasileira.

BULL, Georges. 25 Pequenos estudos à quatro mãos, Op. 179. Editora Irmãos Vitale. Partitura.

BULL, Georges. Primeira hora de estudo: exercícios para adquirir agilidade, igualdade e independência dos dedos. Ricordi Brasileira.

CZERNY, Carl. O primeiro mestre de piano – 100 estudos diário Op. 599. Ricordi Brasileira.

CZERNY-BARROZO NETO. 48 estudos. Editora Ricordi, São Paulo, 2008.

CZERNY-BARROZO NETO. 60 pequenos estudos. Editora Ricordi, São Paulo, 2008.

FABER, Nancy; FABER, Randall. The developing artist piano literature book I & III. Music Company: Miami/Florida. Partitura.

FAGUNDES, Marcelo Dantas. Técnicas de acompanhamento. Editora Keyborad: 2003.

FLETCHER, Leila. Piano Course II & III. São Paulo, BR: Ricordi do Brasil, 2012.

KEVEREN, Phillip; KERN, Fred; KREADER, Barbara. Piano Lessons II. Milwaukee, EUA: Hal Leonard Books, 2001.

MELLO, Ondine de. Exercícios de técnica para piano. Irmão Vitale, 1999.

NAKAMURA, Ricardo. Duetos Populares. Brasília, BR: Nakamura, 2006.

POZZOLI, E. A técnica diária do pianista. Ricordi Brasileira.

POZZOLI, Heitor. Guia Teórico-Prático para o ensino do ditado musical: parte I & II. Editora Ricordi: Brasil, 2014.

Downloads

Publicado

2024-04-11

Como Citar

Almeida, B. F. da C., & Rhoden, S. (2024). Programa de Piano do Curso Básico da FUNDARTE. Programas Do Curso Básico Da FUNDARTE: Artes Visuais, Dança, Música, Teatro, 2(2), e1502. Recuperado de https://seer.fundarte.rs.gov.br/index.php/ISBN9788561666170/article/view/1502