Programa do Curso de Musicalização Infantil da FUNDARTE

Autores

  • Sandra Mara Rhoden Fundação Municipal de Artes de Montenegro - FUNDARTE

Palavras-chave:

conhecimento musical, universo sonoro, fazer musical

Resumo

Este Curso tem como objetivo:

Possibilitar e instigar à criança a construção do conhecimento musical através da interação com o universo sonoro, e, a socialização entre pares desenvolvendo habilidades de conhecer, vivenciar, apreciar e fazer música.

Biografia do Autor

Sandra Mara Rhoden, Fundação Municipal de Artes de Montenegro - FUNDARTE

Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul- UFRGS. Licenciada em Música, e, em Artes Visuais pela Universidade Estadual do Rio Grande do Sul-UERGS. Tem experiência na área das Artes, com ênfase em Educação Musical e Artes Visuais, atuando principalmente nos seguintes temas: musicalização infantil, educação infantil, iniciação às artes, pedagogia do piano e formação de professores. Desde 2013 é coordenadora do Polo FUNDARTE Arte na Escola.

Referências

BEYER, Esther. Cante, bebê, que eu estou ouvindo: do surgimento do balbucio musical. In: BEYER, Esther (org.). O som e a criatividade: reflexões sobre experiências musicais. Santa Maria: UFSM, 2005, p. 93-10.

BRITO, Teca Alencar de. Música na educação infantil: propostas para a formação integral da criança. 2. ed. São Paulo: Petrópolis, 2003.

COSTA CAMPOS, Daniel da. Música; Neuropsicologia; transtorno do déficit de atenção/hiperatividade (TDAH): diálogo entre Arte e Saúde. Disponível em: https://antigo.anppom.com.br/anais/anaiscongresso_anppom_2006/CDROM/COM/05_Com_Musterap/sessao01/05COM_Musterap_0105-255.pdf. Acesso em: 02 de mai. 2023.

FELIPE, Jane. Aspectos gerais do desenvolvimento infantil. In: CRAIDY, Carmem Maria (org.). O educador de todos os dias: convivendo com crianças de 0 a 6 anos. 4. ed. Porto Alegre: Mediação, 2005, p. 7-17.

FONTERRADA, Marisa Trench de O. Música e meio ambiente: a ecologia sonora. São Paulo: Irmãos Vitale, 2004.

GARCIA, Rose Marie Reis; MARQUES, Lilian Argentina. Brincadeiras cantadas. Porto Alegre: Kuarup, 1998.

ILARI, Beatriz. Música na infância e na adolescência: um livro para pais, professores e aficionados. Curitiba: Intersaberes, 2013.

KATER, Carlos. Era uma vez...: uma pessoa que ouvia muito bem. São Paulo: Musa Editora, 2011.

LINO, Dulcimarta Lemos. Música é cantar, dançar, brincar! E tocar também! In: CUNHA, Susana Rangel Vieira da. (org.). As artes no universo infantil. Porto Alegre: Mediação, 2012, p. 193 –234.

MAFFIOLETTI, Leda de Albuquerque. Práticas musicais na escola infantil. In: CRAIDY, Carmem; KAERCHER, Gládis E. (org.). Educação Infantil: pra que te quero? Porto Alegre: ARTMED, 2001, p. 123-134

PIEKARSKI; Teresa Cristina Trizzolini. A aprendizagem musical do estudante com deficiência intelectual em contexto de inclusão. Curitiba: 2014. Dissertação (Mestrado em Música) – Setor de Artes, Comunicação e Design da Universidade Federal do Paraná.

Downloads

Publicado

2024-04-11

Como Citar

Rhoden, S. M. (2024). Programa do Curso de Musicalização Infantil da FUNDARTE. Programas Do Curso Básico Da FUNDARTE: Artes Visuais, Dança, Música, Teatro, 2(2), e1488. Recuperado de https://seer.fundarte.rs.gov.br/index.php/ISBN9788561666170/article/view/1488

Edição

Seção

Musicalização Infantil

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.