Co(rpo) letivo e alguns respingos sobre a construção do saber em dança na escola de ensino formal

Autores

  • Josiane Gisela Franken Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Palavras-chave:

Ensino, processo, arte.

Resumo

O presente trabalho versa sobre o corpo na instituição escolar e a inserção da Dança como componente curricular na escola de Educação Básica. Partindo do pressuposto de que, na maioria das instituições escolares, o corpo da criança e do jovem é negligenciado, este texto pretende tecer reflexões a respeito de possíveis investimentos para a construção de um corpo dançante. Além disso, objetiva compartilhar o processo de criação em desenvolvimento do termo co(rpo) letivo, que se caracteriza como uma noção sobre o corpo dançante na escola de ensino formal. Para tanto, tem como base o pensamento de autores como Pena et al. (2008), Rengel (2008, 2009) e Tardif e Levasseur (2011). A partir da pesquisa bibliográfica, cruzada com diferentes experiências empíricas da autora, concluiu-se que é preciso ampliar as possibilidades de trabalho corporal dentro da instituição de Educação Básica e a Dança caracteriza-se como uma disciplina essencial para este trabalho, se desenvolvida de forma constante, consciente e coletiva.

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Publicado

2012-10-04

Como Citar

Franken, J. G. (2012). Co(rpo) letivo e alguns respingos sobre a construção do saber em dança na escola de ensino formal. 28ºSeminário Nacional De Arte E Educação E 9ºEncontro De Pesquisa Em Arte - ISSN 2359-6120(online), (23), P. 244–250. Recuperado de https://seer.fundarte.rs.gov.br/index.php/Anaissem/article/view/82

Edição

Seção

Comunicações e Relatos - Compartilhamentos: Processos de Ensino na Educação Básica

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