Ensino de Artes Visuais: ressonâncias de uma pedagogia menor

Autores

  • Daniela da Cruz Schneider Universidade Federal de Pelotas - UFPEL

Palavras-chave:

Pedagogia Menor, Ensino de Artes Visuais, Parâmetros Curriculares Nacionais.

Resumo

Este trabalho tem como objetivo buscar as potências do conceito de pedagogia menor para o Ensino de Artes Visuais. Interroga a forma maior do Ensino de Artes Visuais, problematizando a tripartição do conhecimento da arte expressa e objetivada pelos PCNs-Arte. Busca em Gilles Deleuze e Sílvio Gallo os pressupostos teóricos que orientam a investigação e o quadro conceitual. O trabalho estrutura-se da seguinte: a primeira parte deste trabalho ocupa-se do desdobramento conceitual das concepções de literatura menor e de pedagogia menor; na segunda parte propõe-se a discutir as ressonâncias do conceito de pedagogia menor no ensino de Artes Visuais; já a terceira parte, empreende na discussão acerca de outras possibilidades de pensar a arte.

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Publicado

2012-10-04

Como Citar

Schneider, D. da C. (2012). Ensino de Artes Visuais: ressonâncias de uma pedagogia menor. 28ºSeminário Nacional De Arte E Educação E 9ºEncontro De Pesquisa Em Arte - ISSN 2359-6120(online), (23), P. 232–237. Recuperado de https://seer.fundarte.rs.gov.br/index.php/Anaissem/article/view/80

Edição

Seção

Comunicações e Relatos - Compartilhamentos: Processos de Ensino na Educação Básica

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