Projeto de incentivo à leitura criando histórias e personagens com alunos do curso normal para aplicação no ensino fundamental

Autores

  • Sônia Regina Schiavo Seide Prefeitura de Santa Rosa/RS/Brasil

Palavras-chave:

Palavras-chave, educação, incentivo à leitura, artes integradas,

Resumo

Resumo: Transformar as práticas de ensino é um dos grandes desafios da educação. Introduzir novas práticas e projetos possibilita a integração entre diferentes áreas do conhecimento e auxilia na construção de aulas mais dinâmicas e interativas. Pensando nisso, foi desenvolvido, com alunos do curso normal, um projeto de incentivo à leitura, integrado entre as disciplinas de Arte e Português. Buscando desenvolver a criação de personagens a partir do desenho, a criação de história em quadrinhos, a confecção do personagem em 3D, a escrita de um livro de história infantil e o desenvolvimento de um teatro. Após os processos de criação e desenvolvimento, essas atividades são aplicadas com alunos do ensino fundamental e educação infantil, como prática pedagógica da disciplina de Didática da Arte do Curso Normal. Através desse projeto os alunos conseguem melhorar as habilidades de docência, entender como desenvolver e planejar aulas, principalmente envolvendo a disciplina de Arte conseguindo assim integrar teoria e prática. A aplicação do projeto, com os alunos do ensino fundamental e educação infantil, estimula o gosto pela leitura e proporciona uma construção do conhecimento de forma mais lúdica e interativa.

Referências

GADOTTI, Moacir. Educação e compromisso. 5. ed. Campinas: Papirus, 1995.

FISCHER, Beatriz T. Daudt. Desafio: ensinando a partir da realidade. Revista do Professor, Porto Alegre, v. VIII, n. 32, p. 42-43, 1992.

FREIRE, P. Extensão ou Comunicação?. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1977 (12ª Edição: 2002).

Downloads

Publicado

2018-11-30

Como Citar

Seide, S. R. S. (2018). Projeto de incentivo à leitura criando histórias e personagens com alunos do curso normal para aplicação no ensino fundamental. 28ºSeminário Nacional De Arte E Educação E 9ºEncontro De Pesquisa Em Arte - ISSN 2359-6120(online), 26(26), p.574–578. Recuperado de https://seer.fundarte.rs.gov.br/index.php/Anaissem/article/view/624

Edição

Seção

Relato de Experiência, Cultura Popular

Artigos Semelhantes

<< < 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.